São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
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Consultores mostram como ganhar tempo

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

O consultor Rodolpho Ruí tem algumas dicas para quem não pode alugar um helicóptero nem ter um motorista particular.
Para ele, o tempo gasto no trânsito pode ser considerado um dos mais improdutivos. "Mas esse período pode ser aproveitado para ouvir uma gravação com tópicos de algum curso, por exemplo, ou para estudar uma língua."
Segundo ele, o mais importante é estabelecer princípios a serem cumpridos. "Cada um tem que priorizar o que quer fazer de seu tempo. Isso inclui planejamento e controle das atividades."
O crescimento do interesse pelo tema fez com que empresas que organizam seminários, como a SSJ, criassem palestras específicas sobre administração de tempo. O último seminário sobre o tema, realizado por Ruí em São Paulo neste mês, reuniu 150 pessoas.
Planejamento
Começar o dia tendo em mente uma lista das principais tarefas a serem cumpridas é a primeira sugestão. Essa lista deve incluir, se possível, uma relação das pessoas que não podem deixar de ser procuradas.
Outra dica é executar as tarefas em ordem decrescente de importância e ter um mínimo de organização. "Pessoas pouco organizadas acabam fazendo tudo duas vezes. No final do dia, essas pessoas estão mais cansadas e produziram muito pouco."
O consultor lembra, no entanto, que essas sugestões não servem para nada se a pessoa não se concentrar no que está fazendo. Não adianta, por exemplo, "programar mais atividades do que será possível realizar e ficar o tempo todo preocupado com isso".
Conversa
As reuniões mal conduzidas também podem prejudicar o bom andamento do trabalho, de acordo com Ruí.
"Reunião tem que ter pauta detalhada, princípio, meio e fim. Também não pode ultrapassar muito o tempo predeterminado."
As pessoas muito "sociáveis", os chefes indecisos e o mau uso do telefone também podem ser grandes empecilhos no trabalho. "A maioria das empresas está consciente disso e orienta os funcionários para evitar problemas."
(CP)

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