São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
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Princípios básicos para aproveitar melhor seu tempo

* Princípio objetivo: priorizar as atividades a serem feitas e separar determinado tempo para realizá-las
* Princípio da concentração: centralizar suas forças no que está realizando no momento, não se distraindo com outras preocupações
* Princípio da proteção: assegurar que o tempo determinado para executar a tarefa não será interrompido
* Princípio do controle: não ultrapassar muito o tempo predeterminado para realizar essa tarefa

Interferências externas e internas que prejudicam o processo
* Muita desorganização (mesa cheia, objetos guardados em locais inadequados etc)
* Indecisão e não finalização de tarefas começadas
* Sociabilidade excessiva e inabilidade em dizer não
* Mau uso do telefone
* Mau uso das reuniões. Encontros tornam-se improdutivos e desgastantes
* Alteração constante de ordens -em caso de chefia- ou prioridades estabelecidas
* Sobrecarga de trabalho

Dicas
* Manter uma lista -ou agenda- priorizando as tarefas diárias. Ela deve conter dados sobre pessoas que deverão ser procuradas durante o dia
* Definir objetivos e resultados do dia
* Procurar cumprir as prioridades estabelecidas
* Realizar tarefas, se possível, em ordem decrescente de importância
* Procurar fazer as coisas uma vez só

Principais benefícios
* O trabalho fica mais rentável
* Os profissionais trabalham com mais disposição
* Resultado final do trabalho é muito melhor

Fonte: consultores ouvidos pela Folha

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