São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientistas clonam ovelha a partir de célula de mama

JOSÉ REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

A revista "Nature" publicou artigo que descreve a clonagem (reprodução assexuada) de mamífero a partir de células adultas. O detalhe é importante porque clonagens a partir de células embrionárias já têm sido obtidas por vários experimentadores, e já atingiu até escala industrial a técnica de clonar a partir de embriões divididos ao meio.
Antes da publicação do artigo, já corria mundo a notícia de que, no Instituto Roslin, Escócia, estavam acontecendo experiências extraordinárias.
A revista confirmou os boatos, porque a clonagem a partir de células adultas, acreditava-se, era uma impossibilidade biológica.
Após mais de dez anos de pesquisas, a equipe chefiada por Ian Wilmut, do Roslin, obteve, mediante clonagem de uma cordeirinha Finn Dorset, em tudo igual à ovelha original, uma perfeita cópia xérox.
Como conseguiram isso os cientistas?
Em primeiro lugar, extraíram de uma Finn Dorset adulta e prenhe uma célula do ubre e colocaram a célula num líquido nutritivo pobre, que, ao fim de algum tempo, causou na célula uma espécie de torpor ou hibernação que lhe deteve a divisão e o ciclo vital.
Ao mesmo tempo, com finíssima pipeta, picaram um óvulo de outra ovelha, uma Scottish Blackface, e dele extraíram o núcleo, deixando o resto do material citoplasmático para formação do embrião.
Colocaram depois, lado a lado, aquele material citoplasmático e a célula adormecida e promoveram por meio de dois pulsos elétricos adequados a fusão dos dois elementos, fazendo a célula renascer.
O embrião resultante foi, a seguir, implantado numa ovelha Scottish Blackface, que serviu de mãe postiça ou incubadeira.
Após o tempo necessário para a gestação, a ovelha pariu a cordeirinha Dolly, cópia xérox de Finn Dorset original. O produto da clonagem nasceu em perfeitas condições de saúde e morfologia, realizando, assim, o sonho de muitos pesquisadores.
O fato prestou-se a muitos comentários biológicos e especulações metafísicas, algumas das quais talvez exageradas (nascimentos virgens, auto-reprodução nas mulheres, legiões e legiões de seres humanos perfeitamente iguais etc.)
As pesquisas do Roslin foram parcialmente financiadas pela indústria farmacêutica, que já pensa em faturar adicionando aos produtos de clonagem determinados fatores de crescimento e drogas as mais diversas. Uma semana após a clonagem de Dolly, anunciou-se a clonagem de dois macaquinhos reso, mas estes não foram feitos a partir de células adultas. Foram, antes, casos de produção de gêmeos idênticos.

Texto Anterior: ATLETAS; AIDS; AMAZÔNIA; PEIXES; COMETA; CÉREBRO 1; CÉREBRO 2
Próximo Texto: Bóias vão ajudar a entender o oceano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.