São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton propõe fazer estátua de Roosevelt em cadeira de rodas

DA "REUTER"

Em uma medida para agradar em cheio aos deficientes físicos norte-americanos, o presidente Bill Clinton concordou em pedir ao Congresso a mudança em um memorial a Franklin Roosevelt para incluir uma estátua do 32º presidente dos EUA em uma cadeira de rodas.
Roosevelt passou todo o seu governo em uma cadeira de rodas, mas, para desgosto de muitos deficientes americanos, o projeto atual do memorial não dá atenção ao fato.
Um comunicado da Casa Branca na quarta-feira disse que Clinton ia propor uma lei para mudar o memorial, "de modo que gerações de americanos saibam que esse grande presidente foi grande com sua deficiência".
Centenas de manifestantes em cadeiras de rodas ameaçaram fazer um protesto na inauguração do memorial, em 2 de maio, a não ser que Clinton (que temporariamente usa muletas) intervenha mudando as estátuas.
O memorial custou US$ 48 milhões e é uma série de quatro salões contendo esculturas de bronze e granito com frases dos quatro mandatos de Roosevelt. Há uma escultura dele em uma cadeira com quatro rodinhas, mas que não é uma cadeira de rodas. Há também uma réplica vazia de uma de suas cadeiras de rodas e uma fotografia dele em uma delas.
Pela proposta de Clinton, o secretário do Interior, Bruce Babbitt, encaminharia planos para a construção de uma estátua adicional ou um baixo relevo retratando Roosevelt na cadeira de rodas.
Roosevelt, que conduziu os EUA durante a depressão dos anos 30 e durante a maior parte da Segunda Guerra Mundial, ficou paraplégico devido à poliomielite aos 39 anos, mas insistia que sua deficiência não fosse revelada em aparições públicas.

Texto Anterior: Brancos são tema em universidade
Próximo Texto: Major ataca para tentar reverter pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.