São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brancos são tema em universidade

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

Matt Wray é um especialista em "branquitude". Wray estuda a subcultura branca dos EUA na Universidade da Califórnia (Costa Oeste dos EUA) em Berkeley.
"É a mais visível forma da branquitude", diz Wray.
Ele se dedica aos brancos pobres dos EUA porque foi um deles, explica.
Longe de ser um excêntrico, Wray é um dos praticantes dos estudos brancos, um novo ramo acadêmico que tem crescido bastante nos últimos anos nos EUA, diz o jornal.
"Outros especialistas da 'branquitude' estudam a brancura das famílias ricas do Texas, os sentimentos raciais de feministas brancas, a brancura dos shoppings e o mundo virtualmente branco da Internet", escreve o "Wall Street".
Alguns dizem estudar a cultura branca para acabar com sua dominação. Outros apenas acham tão legítimo estudar essa etnia quanto qualquer outra.
Os estudos brancos seriam o equivalente aos estudos sobre negros, hispânicos, asiáticos e índios que florescem nas universidades americanas.
"Por que estereotipar os brancos, se, por exemplo, os da Califórnia têm ascendentes de 27 países diferentes da Europa?", observa o "Wall Street".
Jeff Hitchcock criou em Nova Jersey um Centro de Estudos da Diversidade.
Sua idéia é que os brancos se consideram sem cor nenhuma, e isso atrapalha muito o relacionamento entre eles e as pessoas "de cor".
Seu centro tem uma página na Internet e publica livros como "Uma Raça é Algo Bom de Ter".
"A construção de uma comunidade terá que ser multirracial", acredita.
Alguns críticos acham que os estudos brancos são uma paródia. "Eles diziam isso sobre estudos acerca dos efeitos da TV e os estudos sobre Madonna", replica Wray.
"Eles já perderam um pouco da importância, mas vários bons trabalhos foram feitos sobre o significado de Madonna."
Outros críticos temem que a existência de estudos brancos nas universidades dêem credibilidade para racistas "que sempre reivindicaram sua própria versão de estudos brancos".

Texto Anterior: Estônia tem lago de lixo radioativo
Próximo Texto: Clinton propõe fazer estátua de Roosevelt em cadeira de rodas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.