São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evite elevador entre 18 e 19h

DA REPORTAGEM LOCAL

Algumas precauções podem ser adotadas para evitar problemas durante um novo blecaute.
Em primeiro lugar, certifique-se de que há velas em casa. Não esqueça também de ter isqueiro ou uma caixa de fósforos à mão.
Evite usar elevadores das 18h às 19h. Esse horário é considerado o pico do consumo de energia elétrica, quando muitos estabelecimentos comerciais ainda estão funcionando e, ao mesmo tempo, já há bastante gente em casa, com chuveiros e televisores ligados.
Portanto, esse é o momento mais provável para ocorrer corte.
Ao trabalhar no computador, salve o seu texto a cada parágrafo para não correr risco de perder dados. Outra opção é ter um "no break", aparelho que mantém energia por alguns minutos.
Adiar o banho para depois do "jornal das oito" ajudaria a evitar, pelo menos temporariamente, os blecautes que ameaçam se repetir.
Estima-se que, neste horário, mais da metade da população tome banho. Só em São Paulo, pelo menos 5 milhões de chuveiros estariam ligados no início da noite.
Ferro de passar roupa, máquinas de lavar louça e fornos elétricos e de microondas são os aparelhos que mais consomem energia.
Segundo Eletropaulo -estatal elétrica do Estado de São Paulo-, as casas são responsáveis por 34% de todo o consumo de energia no município. As indústrias consomem 30% do total e o comércio e serviço gastam 24%.

Texto Anterior: Há risco de faltar água
Próximo Texto: Causa foi aumento brusco de consumo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.