São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Causa foi aumento brusco de consumo

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

O aumento muito rápido da demanda em menos de meia hora no horário de pico do consumo (das 18h às 19h) foi a causa dos blecautes ocorridos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nas noites de quinta e sexta-feira passadas.
O aumento repentino do consumo provocou o fenômeno conhecido como instabilidade de tensão, que levou ao desligamento de equipamentos de diversas subestações do Sistema Interligado Sul/Sudeste.
A explicação foi dada ontem à noite pela diretoria da Eletrobrás, após reunião na sede da empresa, no Rio de Janeiro.
Não houve sobrecarga de energia, segundo os técnicos do GCOI (Grupo Coordenador da Operação Interligada), porque a capacidade de geração de energia nas regiões atingidas é de 41.500 megaWatts, e o pico de consumo nos dias de blecaute foi de 38.000 megaWatts.
"Havia reservas técnicas de energia, mas não estávamos preparados para atender a uma variação tão grande em tão pouco tempo", afirmou ontem o presidente da Eletrobrás, Firmino Ferreira Sampaio Neto.
Fim de novela
Os técnicos da Eletrobrás não souberam explicar por que a demanda de energia aumentou tão repentinamente naqueles dias.
Santos disse que, no Brasil, essas variações em geral estão associadas a fenômenos sociais, como a transmissão, pela TV, de jogos importantes da seleção brasileira ou de capítulos finais de novelas.
A Eletrobrás decidiu adotar algumas medidas para evitar novos blecautes.
As principais são a antecipação do retorno à atividade de três usinas térmicas atualmente em manutenção e a geração máxima, a partir de agora, nas cinco usinas do rio Grande e nas oito do rio Paranaíba.
Além disso, haverá antecipação do retorno dos equipamentos de controle em diversas usinas e o fim da venda das sobras de energia para as indústrias -as sobras irão apenas para uso doméstico.

Texto Anterior: Evite elevador entre 18 e 19h
Próximo Texto: Semana começa com risco de novo blecaute
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.