São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

G-7 debate formas para reduzir riscos do mercado financeiro

Pauta dos países industrializados também incluiu o dólar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A redução dos riscos do mercado financeiro, a luta contra a corrupção e o fortalecimento do dólar foram os principais pontos da reunião de ontem do G-7 ( grupo que reúne os sete países mais industrializados), em Washigton.
Representantes dos EUA, Canadá, Alemanha, Itália, França, Japão e Reino Unido discutiram ainda a promoção do crescimento econômico da África e formas de aliviar a dívida dos países mais pobres.
Antes do início da reunião, o ministro das Finanças do Japão, Hiroshi Mitsuzuka, e o secretário do Tesouro norte-americano, Robert Rubin, anunciaram um acordo de cooperação mútua e "apropriada" no mercado de câmbio.
Tanto Mitsuzuka quanto Rubin disseram estar preocupados com o desequilíbrio entre o dólar e o iene.
O ministro japonês enfatizou a necessidade de estimular a demanda interna e o crescimento econômico de seu país de forma a evitar o aumento do superávit nas trocas comerciais com os EUA.
Mitsuzuka disse ainda esperar que o crescimento econômico norte-americano se mantenha com baixa inflação.
O FMI (Fundo Monetário Internacional) também anunciou ontem que pretende modificar seus estatutos para facilitar o movimento de capitais no mundo.
Segundo o presidente do comitê interino do FMI, Philippe Maystadt, os países-membros do organismo acreditam que um "sistema aberto e liberalizado de movimento de capitais trará benefícios para a economia mundial".

Texto Anterior: Mercosul pode ficar fora das restrições
Próximo Texto: Febeapás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.