São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

A tecno não passa de uma moda ou veio para destronar o rock? Essa é a questão que polemiza a seção hoje. Confira

Celeuma tecno 1
"Como certas pessoas são idiotas. Refiro-me ao tal Luís Felipe Ribeiro, que escreveu para o Folhateen dizendo que quem escuta tecno tem de se internar. Quem tem de se internar é ele. O rock já era, ninguém escuta mais, só os delinquentes. Parabéns à Folha pelo Mais! sobre a tecno."
Leonardo Batista Canella, 14 (São Paulo, SP)

Paralamas clube
"Gostaria de divulgar a abertura do fã-clube dos Paralamas do Sucesso, 'De Estrelas e Sóis' (r. Alves Guimarães, 139, apto. 15, CEP 05410-000, São Paulo, SP)."
Aline Dorneles (São Paulo, SP)

Celeuma tecno 2
"Não gostei nada dos comentários que o Luís Felipe Ribeiro (São José dos Campos, SP) fez no dia 14/04 a respeito de tecno. Infelizmente, a sua opinião não valeu para mim, e acho que você deve se aprimorar mais nos assuntos que envolvem a música. Continue inseguro em relação ao seu rock, assim você estará deixando-o ainda mais em último lugar. É válido lembrar que a tecno é a música do presente e do futuro."
Washington Luiz Coutinho, 16 (São Paulo, SP)

Celeuma tecno 3
"Concordo com o leitor Luís Felipe Ribeiro a respeito da música tecno. Assim como a discoteca nos anos 70 e a disco e outros estilos mais pop nos anos 80, a tecno é apenas mais uma maquinação da indústria cultural, que querem nos empurrar goela abaixo e nos fazer acreditar que o rock morreu. O rock ainda não encontrou concorrente de peso que lhe derrubasse o lugar conquistado pela irreverência e protesto que marcam suas letras, ritmo e melodia. Isso já não acontece com a tecno, que não é nada nova, é apenas uma disco com roupagem futurista que está vendendo bem. E bota tecnologia nisso! Podem esperar, daqui a pouco passa."
Monica Martins Carriconde (Florianópolis, SC)

Ironia de 'Fre way'
"Repito o apelo da leitora Carol, de São Paulo, feito na edição do Folhateen de 14/4: Por que o Nine Inch Nails nunca foi nem mencionado?
Minto, Trent Reznor foi tema de 'Escuta aqui', do Álvaro Pereira Jr. Mas e a banda? Nine Inch Nails, please! Obrigada por ouvirem meu apelo.
Ah, eu adoro a coluna 'Free way', de Gustavo Ioschpe. Sou americana/brasileira e, por conhecer ambas as culturas, entendo -acho até que melhor que os brasileiros- exatamente o que ele quer dizer, a ironia e o humor de seus textos. Valeu!"
Cássia S. Januário (São Paulo, SP)

'Parabéns, Astrid'
"Gostaria de falar sobre o 'Barraco', da MTV, de 14/4. O tema era polícia. Uma pessoa disse que a violência dos PMs é culpa do mau salário que recebem. Quando o clima estava insuportável, tantos querendo falar junto, a apresentadora Astrid disse: 'Minha empregada ganha R$ 180 por mês e não é por isso que ela sai batendo em todo mundo'. Parabéns Astrid. Quando eu tiver 80 anos e me lembrar da violência policial, vou me lembrar dessa frase, pequena, mas bem dita."
Danielle Donda (Cuiabá, MT)

Celeuma tecno 4
"Concordo com o que o Luís Felipe Ribeiro disse sobre a reportagem do Mais! Esses clubes do inferno deveriam ser colocados numa ilha, e depois, explodida. Quanto ao (a) Catique Lacerda (14/4), acho que essa pessoa não tem o mínimo senso auditivo, só alguém totalmente chapado não percebe que o silverchair é uma cópia total do Nirvana. Isso não significa que eu não goste dos dois (só não é meu estilo), é só uma constatação. Uma banda deve ter atitude, personalidade própria e criar algo novo. Isso, pelo menos, o Nirvana tinha e falta ao silverchair. Onde está o Marilyn Manson nesse Folhateen?!?! Espero ver em breve uma reportagem com o nosso anjo negro."
Regina Borovac, 15 (São Paulo, SP)

Celeuma tecno 5
"Fiquei indignada com Luís Felipe Ribeiro (14/04). O estilo tecno, além de excelente e bem-humorado, é tocado em pistas do mundo inteiro com imensa aprovação. O rock está acabando sim, e é claro que o Nirvana foi o último espasmo de rock que houve. O rock atual nem se compara ao dos tempos em que surgiu. É de imensa ignorância do leitor dizer que não se pode chamar tecno de música, já que contagia o mundo. Depois disso, dá até dó do rock atual, tão monótono e buscando seguidores, esses sim com 'diarréia mental'." Cecília de Carvalho Ribeiro, 16 (Itajubá, MG)

Resgate da cidadania
"Achei legal a carta da Patrícia Teixeira e do Francisco Fernandes dos Santos (14/4). Só não concordo com a opinião do Francisco para melhorar essa realidade. Aumentar o armamento da polícia não vai diminuir a violência. Para acabar com a violência policial, é preciso resgatar a cidadania. Quando a sociedade estiver consciente de seus direitos e deveres, acho que viveremos em um país bem melhor do que o de hoje."
Gabriela Kurokawa e Silva, 13 (São Paulo, SP)

"O fim de uma era"
"O fim do soundgarden é um golpe brutal no rock e decreta o sepultamento do grunge (que já havia falecido com a morte de Cobain), já que hoje Cornell e sua turma são os únicos grandes sobreviventes desse movimento -claro, tem o Pearl Jam, mas esse vive escondido do sucesso ou da decadência, talvez por pura pose. Que o futuro traga a originalidade e a paixão de volta às futuras grandes bandas de rock, fazendo com que esse estilo musical, tão heróico e rebelde, continue a sobreviver com guitarras, baixos e baterias."
Rodrigo Salvador Ribeiro (São Paulo, SP)

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. E-mail: Folhateen@uol.com.br. Mande seu nome completo, sua idade, endereço e telefone

Próximo Texto: Responsabilidade é preciso, mas se for exagerada vira neura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.