São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belchior largou curso de medicina

"Nasci em Sobral (CE), uma cidade muito musical. Estudei música quando adolescente e não pensava em virar profissional. Fui para Fortaleza cursar medicina. Lá, conheci as novidades da MPB, além de ouvir jazz e blues. Surgiram festivais, ganhei alguns e fui convidado a apresentar um programa na TV de Fortaleza, de 68 a 70. Astros como Roberto Carlos, Maria Bethânia, Chico Buarque e outros participaram, e o contato com eles me incentivou a sair de Fortaleza rumo ao Rio. Deixei a faculdade no quarto ano. Largar tudo e ir para a estrada. Penei durante seis meses, cheguei a morar na rua. Em 71, ganhei um festival universitário com 'Na Hora do Almoço' e gravei um compacto. Vim para São Paulo, e foram mais quatro anos de dureza, morando de favor. Participei do programa de TV 'Misturação', do Walter Silva, que canalizava a nova geração da MPB, tipo eu, Fagner, Secos & Molhados e Walter Franco. Em 74, fui contratado pela Continental/Chantecler, onde gravei 'Belchior', meu primeiro LP. O contrato era ruim. Outros nomes começaram a gravar minhas músicas, mas minha carreira só engrenou no final de 75. A Elis Regina incluiu 'Como Nossos Pais' e 'Velha Roupa Colorida' em seu show 'Falso Brilhante', e a Polygram, depois de me enrolar durante meses, me contratou. Lancei o LP 'Alucinação' no final de 75, e aí o sucesso chegou".

Belchior, 50, é cantor e compositor (Depoimento dado a Fabian Décio Chacur, free-lance para a Folha)

Texto Anterior: 'This is a Long Drive for Someone with Nothing to Think About', Modest Mouse; 'The Normal Years', Built to Spill; 'Now, More Charm and More Tender', Pee
Próximo Texto: Qual é a graça dessa brincadeira?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.