São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depile-se na intimidade de casa

CRISTIANE YAMAZATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A regra básica para quem quer ser auto-suficiente na depilação, fazendo o trabalho sozinha na privacidade de casa, é a seguinte: os pêlos devem ser sempre puxados de baixo para cima. Seja com cera quente (mais indicada para abundância de pêlos e grossos) ou fria.
"A cera fria pode arrebentar os pêlos grossos, não os arrancando pela raiz. Além disso, pode provocar hematomas", diz Ivany Sanches Gama, 46, professora de depilação e estética do Senac e responsável pelas dicas abaixo.
O melhor método de aplicação da cera quente é o "roll-on", um aparelho no qual se encaixa um refil da cera, à venda em drogarias. Para aquecê-la, basta ligar o aparelho na tomada. E para puxar a cera, compre o devido papel em farmácias ou lojas de cosméticos.
Se você prefere a cera fria, nas lojas de cosméticos existem ceras que já vêm em papéis individuais e são muito fáceis e práticas de manusear.
Uma leve fricção com as mãos para amolecer a cera é o suficiente para começar o trabalho.
Nas duas opções, quente ou fria, é preciso seguir alguns passos. O primeiro é desinfetar a região a ser depilada com uma solução antisséptica "A pele deve estar limpa, caso contrário, não há aderência da cera", diz Ivany.
Depois de puxar os pêlos, sempre no sentido inverso ao do crescimento, é preciso passar uma substância removedora à base de óleo para tirar a cera que acaba sobrando na pele.
Por fim, a hidratação. Ivany recomenda um gel ou hidratante que contenha necessariamente hamamélis, camomila e azuleno. "O hamamélis, além de antisséptico, ajuda a hidratar. A camomila é calmante, e o azuleno, por sua vez, é antiinflamatório."
Não passe álcool de jeito nenhum! Ele irrita a pele.
O hidratante também ajuda a evitar que os pêlos encravem. No caso dos já encravados, siga a receita no quadro abaixo.
Ao contrário do que muita gente diz, a lixa utilizada pelos pedicuros não é uma boa maneira de desencravar os pêlos.
Axilas, virilha e buço
Para depilar as três áreas, a cera indicada é a quente. Ela deve estar em torno dos 38°. Para conferir a temperatura: se a cera estiver líquida, é porque está pelando, em estado sólido significa que está fria, com aspecto pastoso quer dizer que está no ponto. Teste antes no pulso.
Axilas e virilha pedem um ajudante, já que você deve permanecer deitada. O procedimento é o mesmo aplicado nas pernas. Solução antisséptica antes, removedor de resíduos em seguida da depilação e solução hidratante depois.
"Para depilar a virilha, fique deitada com as pernas em posição de asas de borboleta. Isso deixa a pele mais esticada, facilitando a depilação e evitando a formação de hematomas", diz a especialista. A essa altura, a depilação do buço já não tem segredo. Não se esqueça do ritual de cremes antes e depois.
Cera feita em casa
A receita da cera caseira (leia o quadro abaixo) é recomendada para pessoas pouco peludas. Deve ser aplicada sobre a pele em temperatura morna. Em vez de papel, use pedaços de pano grosso, como retalhos de jeans. Se sobrar cera, você pode guardar na geladeira. Na hora de usar de novo, esquente no fogo até virar um caramelado.

Texto Anterior: Dicas de teatro, cinema e muito rock nacional para a semana de feriado. E prepare o bolso: Coolio está chegando
Próximo Texto: Esquisitice em dose dupla
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.