São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Irmãos McMullen' é comédia masculina

DA REDAÇÃO

"Os Irmãos McMullen", de Edward Burns, foi revelado no Sundance Festival de 1995. Agradou à crítica e ao público -custou pouco e arrecadou muito, tornando-se um dos filmes mais rentáveis daquele ano.
Conquistou também o aval de Robert Redford, um dos produtores do segundo trabalho do cineasta, "Nosso Tipo de Mulher" (She's the One).
Os dois filmes são comédias românticas diferentes das tradicionais, pois mostram o ponto de vista masculino ao tratar de relacionamentos familiares e entre homens e mulheres.
Em "Os Irmãos McMullen", três irmãos de origem irlandesa se relacionam com as mulheres de modos bastante diversos.
Para os rapazes, que estão na casa dos 20 aos 30 anos, a ascendência e a criação servem mais como fardo do que como orgulho.
Barry (o próprio Edward Burns), por exemplo, tenta seguir o conselho de sua mãe: não se casar com alguém por quem não esteja apaixonado.
Por esse motivo, tenta evitar a todo custo cair no que chamaria de "cilada". Desiste dos relacionamentos assim que percebe estar chegando à situação limite. Morre de medo de acabar num casamento como o de sua mãe -o pai dos rapazes era um péssimo marido.
Patrick (Mike McGlone) é um católico fervoroso e romântico. Morre de culpa por quebrar os preceitos de sua religião, como não ser mais virgem.
Jack (Jack Mulcahy), em compensação, é casado com Molly (Connie Britton) e vive feliz. Nunca traiu a mulher. Mas não quer, de maneira alguma, ter filhos, formar uma família.
Os três passam, então, a enfrentar obstáculos às suas convicções.
O jovem e independente Barry conhece a encantadora Audrey (Maxine Bahns), que não cobra nada dele e que, portanto, não possibilita que ele use a velha desculpa do sufoco para se livrar.
Patrick se separa de sua namorada judia, que quer impor um casamento e torná-lo um executivo das empresas do pai.
Reencontra uma amiga de infância, ativista pelo direito ao aborto e que abandonou o catolicismo por não conseguir conviver com a culpa. Ela só quer sair de Nova York e ir para a Califórnia em um carro velho.
Enquanto isso, Jack se envolve com uma outra mulher quando é pressionado para ter um filho.

Filme: Os Irmãos McMullen
Produção: EUA, 1995, 94 min.
Direção: Edward Burns
Com: Edward Burns, Mike McGlone, Jack Mulcahy, Maxine Bahns, Connie Britton Lançamento: Mundial (011/536-0677)

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: 'Coragem' mostra guerra inconsistente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.