São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Coragem' mostra guerra inconsistente

MARILENE FELINTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

A Guerra do Golfo é o pano de fundo desse filme de Edward Zwick, que dirigiu o bom "Tempo de Glória" (1989), espécie de tributo aos soldados negros que lutaram na Guerra Civil Americana -também ali dirigindo o muito bom Denzel Washington.
Em primeiro plano, neste "Coragem Sob Fogo" está o Exército americano e o governo republicano conservador de Bush, querendo encontrar e condecorar heróis do Golfo. O escolhido é um soldado fêmea, a capitã Karen Walden (Meg Ryan), aparentemente a única do sexo frágil a ter atuado na linha de frente da guerra.
Para conduzir a investigação sobre se a atuação de Walden merece medalha, é designado o coronel Serling (Denzel Washington), que vive um drama de consciência. Durante um combate, ele errou o alvo, atingindo e destruindo um tanque de seu próprio grupo.
A investigação segue indícios de uma provável insubordinação dos homens comandados pela capitã Walden, morta em combate. O objetivo é discutir a participação de mulheres no front.
Mas Zwick fez um filme achatado e superficial -baseado em roteiro e romance de Patrick Sheane Duncan-, valendo-se do recurso da insistente repetição do mesmo episódio (o acidente com o helicóptero da capitã) para questionar os temas que lhe interessam.
Podre por podre e napalm por napalm, "Platoon" já mostrou de modo mais consistente (e convincente) os bastidores de erros e desvios de norma das tropas americanas na hora H do front.
O drama do coronel Serling -um negro que tem a coragem de enfrentar o Exército e sua própria crise existencial para descobrir toda a verdade sobre a morte da capitã- corre paralelo ao do ideal da mulher que quis ser soldado.
É a obsessão americana pelas minorias -nesse caso, para mostrar o quanto elas são honradas e dignas de confiança.

Filme: Coragem Sob Fogo
Produção: EUA, 1996, 115 min.
Direção: Edward Zwick Com: Denzel Washington, Meg Ryan
Lançamento: Abril (tel. 011/837-4542)

Texto Anterior: 'Irmãos McMullen' é comédia masculina
Próximo Texto: Os mais retirados da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.