São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos têm maior prestígio nos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O resultado de uma pesquisa divulgada ontem nos EUA indica que médicos, cientistas, professores, engenheiros e membros do clero são, nessa ordem, os profissionais de maior prestígio para a população norte-americana (veja quadro ao lado).
Em seguida vêm policiais, militares e membros do Congresso. Os grupos com menores índices de prestígio são os líderes sindicais, atletas e artistas.
Em comparação com os resultados de pesquisa semelhante, realizada em 1977, os professores são os profissionais que tiveram maior queda de prestígio. Apesar de ocuparem ainda a terceira posição entre as profissões que boa reputação, a porcentagem daqueles que consideram que professores são os que têm mais prestígio caiu de 49% em 1977 para 29% neste ano.
Houve queda também na proporção dos entrevistados que apontaram os cientistas como os profissionais de maior prestígio, passando de 66%, em 1977, para 51%, em 1997.
Já a porcentagem de indicações para advogados subiu de 19% para 36% nos últimos 20 anos.
Os resultados da sondagem apontam que os americanos distinguem "prestígio" de "confiança". Sondagens anteriores apontavam baixos índices de confiança em relação a membros do Congresso e a advogados. Os empresários, por sua vez, recebiam maiores índices de confiança.
Quando o critério adotado é prestígio, advogados, membros do Congresso e grandes empresários passam a ocupar posições intermediárias.
A pesquisa também apontou que, apesar de muitos jovens considerarem atletas e artistas como as pessoas mais glamourosas e atraentes, isso não se converte automaticamente em altos níveis de prestígio.
A sondagem, feita pelo instituto de pesquisas Harris, entrevistou 1.006 pessoas adultas entre os dias 26 de março e 1º de abril deste ano.

Texto Anterior: Evento em Filadélfia lança modelo social para os EUA
Próximo Texto: Liga Norte perde eleição em Milão; Premiê canadense convoca eleições gerais; Refugiados albaneses chegam à Itália; British vai à Justiça por segurança na França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.