São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC diz que MST quer derrubar o governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) quer "derrubar" o governo.
"Quando o movimento vira um movimento político que quer derrubar o governo, ele está atrapalhando o Brasil, porque está desrespeitando a democracia", disse.
FHC afirmou que o Congresso atrapalhou o Brasil ao mudar a reforma administrativa. FHC também atacou os os partidos de oposição e o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
"Fazem uma gritaria no Congresso, pensam que estão defendendo o interesse do povo. Não estão. Estão atrapalhando o Brasil", disse FHC, sobre a votação da semana passada.
As afirmações foram feitas no último sábado, em entrevista ao deputado Adroaldo Streck (PSDB-RS), transmitida pela rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul.
Segundo o presidente, caso o Congresso não reverta a decisão, a saída do governo será contratar empresas privadas para terceirizar determinados serviços públicos.
"Votar contra a reforma é fazer com que o povo tenha menos chance de comer melhor, tenha menos empregos. Quem vota contra a reforma está atrapalhando o povo. A demagogia não vai resolver. Gritar, cantar o hino nacional porque votou contra, isso não resolve nada", completou.
"Essa legislatura votou muita lei importante. Agora, as reformas da Previdência e administrativa são essenciais para o país. Não há desculpa, temos que votar", cobrou Fernando Henrique.
Lula
Durante a entrevista, o presidente atacou os partidos e os movimentos de oposição, apesar de se dizer disposto a dialogar. FHC afirmou que "outro dia" convidou Lula para conversar.
"Ele (Lula) já mandou dizer pelos jornais que não vem. Depois eu que sou arrogante? Estranho, né?"
O presidente também não poupou' os partidos de oposição, como o PT e o PC do B. Segundo ele, esses partidos são "falsos defensores do povo" e apóiam estrutura do Estado feitas pelos regimes autoritários. "Essa gente é reacionária, é atrasada", disse FHC.

Texto Anterior: Desincompatibilização pode ser mantida, exceto para presidente
Próximo Texto: Grupo protesta em embaixadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.