São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alpendre vira sala de aula

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CROATÁ

A professora Maria de Fátima Braga Araújo, 44, improvisou o alpendre de sua casa, na localidade de Olho D'Aguinha, como uma sala de aula. Ela é uma das dez "professoras isoladas" que atuam em Croatá.
O secretário de Educação, Valdemar Ferreira, diz que as "professoras isoladas" foram uma alternativa encontrada para aumentar a oferta de vagas em Croatá. Elas são leigas e ensinam em salas de aula improvisadas.
Maria de Fátima dá aula para um grupo de 17 crianças residentes na zona rural.
A professora diz que muitos deles andam até três quilômetros para assistir as suas aulas.
A sala de aula tem cerca dez metros quadrados, quadro negro e carteiras improvisadas.
A sala de Maria de Fátima contrasta com o conforto das salas do colégio de Croatá.
Construído na primeira gestão do prefeito José Antônio Aragão, o colégio dispõe de quadra de esportes e biblioteca e é considerado pelos moradores como "o prédio mais bonito da cidade".
Todas as salas de aulas dispõem de TV e aparelho de videocassete, que são responsáveis pela retransmissão do sistema de telensino do Ministério da Educação.
Como o calendário de Croatá é diferenciado, as aulas são gravadas antecipadamente.
O colégio é dotado ainda de um laboratório com dez microcomputadores de última geração. Aragão diz que espera criar, até o final de 1997, as condições técnicas para ligar Croatá à Internet.
Maria de Fátima fez até a 5ª série primária e ganha um salário de R$ 37,00. No recesso escolar, ela ajuda o marido na colheita de hortaliças e na criação de 36 bois.
Segundo o secretário, em maio o salário de Maria de Fátima deve ir para R$ 110. Ela deverá ainda ser inscrita num programa de reciclagem.

Texto Anterior: Calendário agrícola reduz analfabetismo
Próximo Texto: Calendário agrícola reduz analfabetismo em cidade do CE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.