São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aoki volta ao Japão e diz querer sushi

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O embaixador do Japão no Peru, Morihisa Aoki, chegou ontem a Tóquio, seis dias depois de ser libertado pelos militares peruanos.
Aoki, 58, estava numa cadeira de rodas devido a ferimentos sofridos durante o resgate -machucou as pernas e a bacia quando pulou do segundo andar de sua casa no momento da invasão militar.
Ele e sua mulher, Naoko, viajaram no mesmo avião do chanceler Yukihiko Ikeda.
No aeroporto, Aoki não quis fazer comentários sobre a responsabilidade do governo peruano com a segurança da casa do embaixador. Ele disse que antes iria discutir o assunto com o premiê Ryutaro Hashimoto, que está viajando e volta ao Japão na quinta-feira.
Aoki preferiu assuntos mais leves. Agradeceu a solidariedade dos japoneses, disse estar "desesperado" para comer pratos típicos como sushi e soba (macarrão) e que pretende voltar logo para Lima.
Antes do embarque, Ikeda confirmou que Aoki continua sendo o embaixador do Japão no Peru.
Mas a chancelaria disse que não há chances de ele voltar ao trabalho antes de um extensivo check-up. Aoki e dois outros ex-reféns foram levados direto do aeroporto para o hospital.

Texto Anterior: Consulado do Peru é ocupado
Próximo Texto: Panamá dá asilo político ao equatoriano Bucaram
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.