São Paulo, quinta-feira, 1 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em 26 Estados jornais utilizam menores de 14

DA REPORTAGEM LOCAL

Relatório do Ministério do Trabalho afirma que jornais de 26 Estados brasileiros empregam menores de 14 anos.
O documento não cita o número de crianças empregadas nem o nome das empresas. Só lista o ramo de atividade e o Estado (veja no mapa acima). Foi feito a partir de pesquisas realizadas por fiscais da Delegacia Regional do Trabalho.
Segundo os fiscais, as crianças são utilizadas na venda de jornais nas ruas e no encartamento, atividade que consiste em colocar um caderno dentro de outro.
Consultada pela Folha sobre essa questão, a ANJ (Associação Nacional de Jornais) informou que a entidade não estabelece normas para recursos humanos de seus associados, mas que os jornais não podem desrespeitar a Constituição. O texto de 1988 veta o trabalho a menores de 14 anos.
Deusdedith Aquino, 46, diretor-executivo da ANJ, disse que a entidade vai colocar o assunto em discussão na próxima reunião sobre política de recursos humanos, prevista para julho.
"O ANJ não aprova que os jornais usem garotos menores de 14 anos em qualquer atividade", diz.

Texto Anterior: Empresários vetam quem não segue lei
Próximo Texto: Onde há concentração de trabalho infantil no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.