São Paulo, quinta-feira, 1 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Os Ossos do Barão" inaugura padrão

Novela estreou segunda-feira no SBT

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Os Ossos do Barão" inaugura um novo padrão de produção de teledramaturgia no SBT. O seriado reúne um grupo privilegiado de autores, diretores e atores. A nova novela da emissora paulista, inicialmente prevista para estrear em outubro último, finalmente entrou no ar na última segunda-feira em grande estilo.
A história é baseada em três trabalhos de Jorge Andrade e foi criada por uma equipe de roteiristas encabeçada por um dos mestres da teledramaturgia nacional, o veterano Walter George Durst, responsável, entre outras, pela adaptação de "Gabriela, Cravo e Canela" de Jorge Amado, para a televisão.
A direção-geral é de Antonio Abujamra. A novela tem ainda no elenco atores como Leonardo Vilar, Juca de Oliveira e Bete Coelho (esta em curta participação especial).
Na sequência mais marcante do primeiro capítulo, Tarcísio Filho, em boa interpretação, invade uma festa chique no Jockey Clube a cavalo. O padrão visual bem cuidado se estende às sequências em que o ingênuo casal de velhinhos fazendeiros decadentes se despede da tradicional propriedade da família.
Os adiamentos sucessivos que marcaram a produção da novela são responsáveis por um resultado sui generis. "Os Ossos do Barão" foi inteiramente gravada antes de ir ao ar. O trabalho dos atores acostumados a avaliar e atuar sobre seu desempenho, a dinâmica das relações entre autores, atores e público, a vivacidade dos eventos conjunturais, são elementos do folhetim eletrônico que estão excluídos dessa produção.
"Os Ossos do Barão" é uma novela fechada. Está presa à estrutura do seriado sem poder contar com o dinamismo do folhetim. O resultado está aí para ser conferido. Os primeiros capítulos sugerem que o SBT pode vir a justificar o investimento em sua recém-inaugurada Fábrica de Televisão superando o estilo barato que têm marcado suas produções.

Hoje, excepcionalmente, a coluna "Outro Canal" não é publicada.

Texto Anterior: Um 'Touro' e muito bode
Próximo Texto: Bia Lessa volta a câmera para pessoas comuns em 'Brasil'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.