São Paulo, quinta-feira, 1 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

1964 - Golpe instaura o regime militar no dia 1º de abril. É baixado o Ato Institucional nº 1, cassando direitos políticos de opositores. Castello Branco é indicado presidente. Em 65, o AI-2 dissolve partidos políticos.
1967 - Costa e Silva substitui Castello. Crescem a repressão e as manifestações contra o governo.
1968 - A oposição promove a Passeata dos Cem Mil. O jornalista Fernando Gabeira entra no MR-8 -grupo de ação armada contra o regime. Em dezembro, o governo fecha o Congresso e decreta o AI-5.
1969 - Médici assume o governo. É a época do milagre econômico e do período mais violento do regime militar. Charles Elbrick é sequestrado.
1974 - O general Ernesto Geisel implanta a abertura "lenta, gradual e segura". No ano seguinte, Vladimir Herzog é morto.
1979 - Figueiredo assume em março. Em agosto, decreta a anistia, permitindo a volta dos exilados políticos. Em 82, o país tem eleições diretas para os governos estaduais.
1984 - Auge do movimento de oposição "Diretas-Já" com o comício de 10 de abril, no Rio.
1985 - Tancredo Neves é eleito pelo Colégio Eleitoral, morre, e o cargo é ocupado por José Sarney.
1986 - Gabeira funda o Partido Verde e concorre ao governo do Rio.
1989 - Gabeira se candidata à presidência da República, na eleição vencida por Collor. Em 1992, ele se elege deputado federal pelo PV, sendo depois reeleito.

Texto Anterior: Guerrilha é cordial no olhar de Bruno Barreto
Próximo Texto: "O Sequestro" narra bastidor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.