São Paulo, quinta-feira, 1 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa londrina registra alta

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Bolsa de Valores de Londres registrou ontem ligeira alta. O índice Footsie das cem principais empresas fechou em alta de 2,8 pontos, ou seja, de 0,06%.
Durante o dia houve baixas, mas elas refletiam mais a indecisão dos mercados norte-americanos do que a situação eleitoral do Reino Unido. O nível de transações na bolsa londrina atingiu 886 milhões de ações.
Há mais de 18 anos os mercados britânicos não têm de conviver com um governo do Partido Trabalhista.
Os investidores já passaram meses analisando as implicações da quase certa vitória de Tony Blair. Os últimos governos trabalhistas se caracterizaram por inflação alta e greves.
O mercado desconfia das administrações trabalhistas, mas existem precedentes históricos de bom desempenho da Bolsa num governo desse partido.
Um exemplo: entre a vitória do trabalhista Harold Wilson, em 1974, e a eleição dos conservadores de Margaret Thatcher, em 1979, o índice FT geral quadruplicou, passando de 60 pontos para mais de 280.
A Bolsa de Valores já teve problemas durante os governos conservadores, como aconteceu em 1973 e 1974, quando Edward Heath era premiê.
Blair procurou se apresentar como alguém que não é contra os mercados financeiros e tudo indica que esse mercado está tranquilo com a perspectiva de um governo trabalhista.
Tanto assim que o índice FT-100 registrou várias altas nos últimos dois dias, e chegou a atingiu um recorde ontem de manhã, antes da queda provocada pela Bolsa de Nova York.

Texto Anterior: Aposta em Blair é proibida
Próximo Texto: Por que Blair é o favorito na eleição de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.