São Paulo, quinta-feira, 1 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Major fugiu do circo e da escola

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

O comentarista Edward Pearce disse certa vez que John Major é "a única pessoa do mundo que fugiu do circo para ser contador".
Criado no subúrbio de Brixton, em uma região pobre do sul de Londres, Major nasceu em uma família de artistas itinerantes.
Conseguiu chegar ao topo da hierarquia de um partido identificado com a classe alta e a nobreza.
O atual premiê do Reino Unido abandonou os estudos aos 16 anos e diz não ter boas lembranças de seu tempo de escola.
Depois de passar por vários empregos, entre os quais contador em um banco, e ter sido reprovado em um teste para motorista de ônibus, Major ingressou na ala jovem do partido como um militante mais reconhecido por seu empenho do que por seu conhecimento do ideário conservador.
Quando os conservadores decidiram destituir a então primeira-ministra Margaret Thatcher, em 1990, John Major apareceu como a figura capaz de lidar com os conflitos internos de seu partido.
Durante seu governo, o premiê foi criticado por sua inabilidade para estabelecer uma liderança firme frente aos conservadores. Seu estilo conciliador fez com que muitas vezes não tomasse atitudes contra membros do governo que cometeram erros ou se colocaram contra a orientação do partido.
Entre seus maiores méritos, está o empenho em conseguir uma solução pacífica para o confronto na Irlanda do Norte, apesar de seus esforços terem sido frustrados pela volta da violência, em fevereiro do ano passado.
Na ocasião, o IRA encerrou 18 meses de cessar-fogo com um atentado no centro de Londres.
Se for mesmo derrotado, o atual premiê terá como missão evitar que a divisão entre os membros de seu partido sobre a União Européia não acabem em um racha.
Espera-se que Major permaneça como líder dos conservadores até o meio do ano, tempo necessário para que uma sucessão mais ou menos tranquila esteja assegurada.
(PHB)

Texto Anterior: Por que Blair é o favorito na eleição de hoje
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.