São Paulo, domingo, 4 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clássica e saborosa

RITA LOBO

A sálvia realça aroma e sabor aos alimentos
A sálvia é uma erva de uso clássico na cozinha. Folheando um livro de jardinagem, descobri que é, também, muito utilizada na composição de jardins do sul da Itália. Seu nome, um derivado do latim "salvus" (significa salvo) indica mais um uso: o medicinal. Acredita-se que ela ajude na digestão de alimentos com os quais tenha sido cozida.
De qualquer forma, acrescenta aos pratos um sabor e aroma deliciosos.
A sálvia depois de cortada dura cerca de quatro dias, se embalada e guardada na geladeira.
Se você for usar sálvia seca, prefira as folhas e nunca em pó. Use metade da quantidade que você usaria se estivesse trabalhando com folhas frescas.

Receita
Frango marinado com iogurte e sálvia
(receita do chef Gianni Scapinn)
. 4 peitos de frango
. 1 copinho de iogurte natural
. 8 folhas de sálvia
. 1/2 xícara de vinho branco
. 2 xícaras de cogumelo
. 6 colheres (sopa) de purê de batata, com a consistência dura
Deixe os peitos de frango marinando no iogurte com quatro folhas de sálvia por 24 horas. Uma hora antes de cozinhá-los, retire da geladeira e tempere com sal e pimenta. Retire o excesso de iogurte. Numa frigideira com pouco azeite doure os peitos de frango com a sálvia restante. Em seguida, coloque-os numa assadeira pequena, e termine o cozimento no forno em temperatura baixa. Coloque um pouco mais de azeite na frigideira e deixe dourar os cogumelos, com sal e pimenta. Acrescente o vinho e ferva por alguns minutos.
Retire o frango do forno e fatie horizontalmente. As fatias de frango deverão ser colocadas apoiadas em torno de um montinho de purê. Use dois peitos para cada prato. Regue com o molho de vinho e arrume os cogumelos fazendo um círculo em volta do frango.

Texto Anterior: Ronco é doença social
Próximo Texto: Refeição pede um digestivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.