São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curitiba terá oito novas bibliotecas

DA REPORTAGEM LOCAL

O Projeto Biblioteca Viva inaugura amanhã, em Curitiba (PR), oito bibliotecas localizadas em instituições assistenciais da cidade.
O projeto, que prevê a instalação de 80 bibliotecas até o final do ano e conta com um investimento de R$ 500 mil, é fruto de uma parceria entre o Citibank e a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança.
O objetivo é contribuir para a ampliação das oportunidades culturais de crianças e jovens socialmente desvalorizados.
As bibliotecas são instaladas em instituições assistenciais e beneficiam crianças que moram com a família na periferia das grandes cidades, em favelas, cortiços, invasões ou áreas semi-rurais.
Cada biblioteca recebe uma doação média inicial de 400 livros.
Desde que foi criado, em agosto de 95, o projeto já implantou 56 bibliotecas em nove cidades, beneficiando um total de 16.860 crianças. Nesse período, foram distribuídos 22.400 livros.
Além de formar bibliotecas, o projeto também realiza a capacitação de educadores das instituições para que se tornem formadores de leitores.
Em cada instituição, pelo menos um educador foi capacitado. Desde o início do projeto, foram treinados 95 educadores.
O trabalho deles é acompanhado e supervisionado pela Fundação Abrinq.
Em Curitiba, as bibliotecas vão atender 2.840 crianças em 11 instituições de assistência.
O presidente do Citibank, Roberto do Valle, e o presidente do Conselho de Administração da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, Sergio Mindlin, devem comparecer à inauguração da biblioteca do Centro Social Marello.
O centro, uma instituição não-governamental mantida pela Congregação dos Oblatos de São José e criada em 1995 no bairro do Portão, recebe diariamente em suas oficinas profissionalizantes 130 adolescentes de 12 a 18 anos que frequentam a escola regular.
Esses adolescentes também recebem no centro um acompanhamento de seus estudos escolares.
Essa instituição foi escolhida para receber a biblioteca e ser o local da inauguração por fazer da leitura uma de suas preocupações centrais na formação dos jovens.
A meta do projeto Biblioteca Viva é, ao final de dois anos, atender 12 cidades brasileiras, distribuindo 32 mil livros e beneficiando 20 mil crianças em vários Estados do país.

Texto Anterior: LIVROS JURÍDICOS
Próximo Texto: Montadoras combatem mão-de-obra infantil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.