São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola ensina cidadania

DE NOVA YORK

O colunista da Folha Gilberto Dimenstein apresentou no seminário da ONU o projeto que vem desenvolvendo em ensino interdisciplinar de direitos humanos com o Colégio Bandeirantes, de São Paulo.
Denominado "Cidadão na Linha", o projeto é voltado para estudantes de 2º grau, que têm uma página na Internet para suas atividades.
Uma das idéias é que "a questão dos direitos humanos seja trazida para a sala de aula pelos estudantes", diz Dimenstein, que cita Paulo Freire como inspirador da abordagem.
Outra idéia é que o ensino de direitos humanos não seja separado de outros conteúdos escolares. Em história, por exemplo, os alunos montam uma linha do tempo onde colocam, a partir de pesquisas, a evolução dos direitos humanos.
A página também oferece temas de debates, com a participação de Dimenstein. "Os estudantes descobrem os encantos da tecnologia de ponta, que permite conversar com alguém do outro lado do mundo pelo preço de uma ligação local", diz ele, que vive em Nova York.
O Bandeirantes planeja incorporar escolas públicas ao programa.

Na Internet: http://www.colband.com.br

Texto Anterior: ONU amplia sua participação no ensino
Próximo Texto: EUA têm em filósofa seu 'Paulo Freire'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.