São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997 |
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ONU amplia sua participação no ensino
FERNANDO ROSSETTI
Na quinta-feira passada, promoveu na sua sede, em Nova York, o seminário "Ensinando sobre a ONU", onde inclusive um projeto brasileiro de ensino por meio do tema direitos humanos foi apresentado (veja texto ao lado). Instituição montada após a Segunda Guerra Mundial -para evitar uma terceira-, a ONU é um daqueles temas que se adapta perfeitamente ao chamado ensino interdisciplinar. Só um dos projetos em andamento nos EUA já atinge mais de 70 mil alunos. É o programa "Conferências Modelo da ONU", pelo qual alunos simulam o funcionamento da organização. "A idéia é que entendam não só como trabalha a ONU, mas também abordem outros conteúdos, como história e geografia", disse o coordenador, Fernando Flores. Os alunos, de 4 a 10 anos, são divididos em salas com o nome de países escolhidos -ou inventados- por eles. Tudo que aprendem é vinculado às relações internacionais. Questões mais problemáticas -como disciplina- vão a uma conferência geral. A página na Internet também oferece um lugar de discussões, material informativo, jogos e exercícios. Mas ainda está só em inglês. Na Internet: http://www.un.org/Pubs/ CyberSchoolBus/main.htm Texto Anterior: Aluno quer reajustar para professor Próximo Texto: Escola ensina cidadania Índice |
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