São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU amplia sua participação no ensino

FERNANDO ROSSETTI
DE NOVA YORK

A Organização das Nações Unidas começa a desempenhar papel importante na educação. Produz materiais impressos que cobrem de meio ambiente a história, mantém uma das melhores páginas educativas da Internet e até inspira a criação de escolas nos EUA.
Na quinta-feira passada, promoveu na sua sede, em Nova York, o seminário "Ensinando sobre a ONU", onde inclusive um projeto brasileiro de ensino por meio do tema direitos humanos foi apresentado (veja texto ao lado).
Instituição montada após a Segunda Guerra Mundial -para evitar uma terceira-, a ONU é um daqueles temas que se adapta perfeitamente ao chamado ensino interdisciplinar.
Só um dos projetos em andamento nos EUA já atinge mais de 70 mil alunos. É o programa "Conferências Modelo da ONU", pelo qual alunos simulam o funcionamento da organização.
"A idéia é que entendam não só como trabalha a ONU, mas também abordem outros conteúdos, como história e geografia", disse o coordenador, Fernando Flores.
Os alunos, de 4 a 10 anos, são divididos em salas com o nome de países escolhidos -ou inventados- por eles. Tudo que aprendem é vinculado às relações internacionais. Questões mais problemáticas -como disciplina- vão a uma conferência geral.
A página na Internet também oferece um lugar de discussões, material informativo, jogos e exercícios. Mas ainda está só em inglês.

Na Internet: http://www.un.org/Pubs/ CyberSchoolBus/main.htm

Texto Anterior: Aluno quer reajustar para professor
Próximo Texto: Escola ensina cidadania
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.