São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia nas entrelinhas dos classificados

CRISTIANE YAMAZATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Embora os anúncios de emprego que saem no jornal sejam muitas vezes telegráficos, é possível abstrair deles muitas informações que não vêm escritas. Para isso, é preciso aprender a ler nas entrelinhas.
Aí vão algumas dicas de Eduardo Torquato Gonçalves, consultor de recursos humanos da HRT, que podem ser valiosas na hora de consultar os classificados.
O segundo aspecto diz respeito à descrição do cargo. Por exemplo, o anúncio pede "Auxiliares Jovens". O que você entende por isso? "Às vezes, são cargos sem registro na CLT. Isso pode ser um sinal de que a oferta não é séria."
Outro detalhe: o anúncio solicita pessoas de 15 a 25 anos, por exemplo. Há muita diferença entre o perfil de um jovem de 15 e o de um outro de 25 anos.
Segundo Eduardo, uma empresa que procura pessoas dentro de uma faixa etária tão ampla não tem um perfil do profissional necessário definido. "Passa a idéia de que o cargo serve para qualquer um."
O quarto aspecto é quanto ao número de vagas. Se o anúncio oferece muitas vagas, pode ser sinal de que a empresa tem alta rotatividade e não garante estabilidade. Além disso, um emprego bom é naturalmente concorrido. Se é grande o número de vagas, menor será a concorrência. Anúncios que prometem rápida promoção ou possibilidade de salários altos em tempo recorde também devem ser encarados com reservas. Se fosse assim, não haveria tanto desemprego e gente tão mal remunerada. Por fim, verifique se o anúncio que você visualizou costuma sair todas as semanas no jornal. Caso ele seja constantemente publicado, você até pode deduzir: as vagas nunca são preenchidas porque o emprego, definitivamente, não é lá essas coisas.
Na opinião de Wladmir Solovjevas, sócio-diretor da World Class, terceirizadora da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), o essencial na hora de procurar emprego no jornal é fugir dos anúncios obscuros que passam muito poucas informações. "Geralmente, são empregos da área de vendas. Se você não tem jeito para a coisa, fuja. São barcas furadas."
As dicas acima não deve ser encaradas como regra, mas como um auxílio na escolha do emprego via classificados.

Texto Anterior: Incrível, essa CIA...
Próximo Texto: Mídia jovem on line
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.