São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cada habitante tem 15,83 m² de área verde

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Porto Alegre reivindica para si o título de a cidade mais arborizada do Brasil, embora outras capitais brasileiras também o pleiteiem. O problema está no critério usado por cada município.
No caso de Porto Alegre, a prefeitura diz usar o critério da ONU (Organização das Nações Unidas), que observa a proporção entre o número de árvores nas vias públicas e a quantidade de habitantes, excluindo os parques.
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, há cerca de 1 milhão de árvores distribuídas em ruas e avenidas da cidade.
O índice de área verde por habitante é de 15,83 metros quadrados. Predominam ipês, jacarandás e flamboiaiãs. A cidade conta ainda com 7 parques e 700 praças.
Parques
O mais tradicional parque da cidade é o da Redenção, cujo nome oficial é Farroupilha. Possui 33 hectares entre duas importantes avenidas locais -Osvaldo Aranha e João Pessoa.
Entre seus atrativos, destacam-se um lago com pedalinhos, minizôo, parque de diversões, aluguel de bicicletas, o auditório Araújo Viana e o monumento ao Expedicionário.
O parque Moinhos de Vento, situado em uma das mais valorizadas zonas da cidade, é local de jogging de pessoas charmosas, frequentadoras de academias de ginástica do bairro, que tem o mesmo nome do parque.
No meio do parque, ao lado de um lago, existe uma réplica de um moinho. O bairro ganhou esse nome porque, nos primeiros anos de Porto Alegre, existiam muitos moinhos na região.
Outro grande parque é o Marinha do Brasil, que está entre o centro e início da zona sul. Ele abriga quadras poliesportivas e pista para os praticantes de skate.
No jardim botânico podem-se contemplar a flora nativa e espécies ornamentais. Fica na rua Salvador França, 1.427, no bairro Jardim Botânico, zona leste.
Um bom local para ter uma vista da cidade é o morro de Santa Tereza, um dos muitos morros existentes nas zonas sul e leste de Porto Alegre.
(CAS)

Texto Anterior: Outono anima as cores de Porto Alegre
Próximo Texto: Usina do século 19 vira um centro cultural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.