São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usina do século 19 vira um centro cultural

CARLOS ALBERTO DE SOUZA; LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O Mercado Público, ao lado da prefeitura e em frente ao Chalé da Praça 15, um restaurante em estilo bávaro construído no começo do século, é apenas o mais recente caso de restauração de prédios antigos em Porto Alegre.
A série de restaurações começou na década de 80 e envolve atualmente os poderes estadual e municipal. O teatro São Pedro, erguido em 1858, esteve fechado por muito tempo e foi recuperado há pouco mais de dez anos.
A casa de espetáculos fica perto da catedral Metropolitana e do Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, na praça da Matriz, no centro. Artistas consagrados apontam o São Pedro como o melhor teatro do país.
A Casa de Cultura Mario Quintana, um dos mais completos centros artísticos do país, funciona onde era o hotel Majestic, na rua dos Andradas, também conhecida como rua da Praia, a principal do centro porto-alegrense.
O poeta Mario Quintana morou durante anos no hotel, cuja restauração ocorreu em 1990.
Outro centro cultural importante é a Usina do Gasômetro, que fica no começo da rua da Praia.
A antiga usina termelétrica foi construída em 1928 e restaurada em 1991. Sua chaminé tem 107 metros e é um dos monumentos que mais se destacam na paisagem da capital gaúcha.
Quem anda pelo centro de Porto Alegre tem como opção para almoçar o restaurante do Chalé da Praça 15 ou o Gambrinus, no restaurado Mercado Público, entre outros locais.
(CAS e LG)

Texto Anterior: Cada habitante tem 15,83 m² de área verde
Próximo Texto: Feira escancara o jeito de ser dos porto-alegrenses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.