São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997 |
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Universidade lança CDs de bandas novas
FERNANDO OLIVA
Os estudantes, reafirmando o clichê do "self-made man", se portam como verdadeiros homens (e mulheres) do "show business". Não dispensam terno e gravata -no caso das garotas, o tailleur preto-, são agressivos na argumentação e têm as cifras de vendas e distribuição na ponta da língua. A presidente da gravadora é uma típica americana de classe média alta. Loira de olhos azuis, vestida impecavelmente, Ginger Redding, 21, falou à Folha no Hard Rock Cafe de Miami, durante uma promoção de vendas da Cane Records para os frequentadores do bar. No palco, a atração era a banda El Duende, carro-chefe da Cane e atração no circuito de rock alternativo de Miami. Nos bastidores do show, ela explica que aplicou ao rock latino do El Duende a mesma receita dos grupos que compõem o catálogo da Cane Records: muita promoção de mídia coordenada pelo departamento de marketing. Ao ouvir qualquer pergunta sobre a -ou outro grupo-, ela saca imediatamente uma pastinha com uma coleção de recortes de jornais com tudo que a imprensa local já publicou a respeito. "Se existe um grande mercado para a música latina na Flórida, não há por que não tirar proveito", assinala Ginger, para depois completar, fazendo política de boa vizinhança: "Quero dizer, contribuir para o desenvolvimento da música latina na Flórida..." Teoria e prática O staff da Cane Records sai do curso Music Business and Entertainment Industry Program, oferecido pela universidade, que prepara os estudantes para a indústria musical e o "show business". Aplicando conhecimentos adquiridos no curso, 15 estudantes viajam pela Flórida procurando bandas (ainda) desconhecidas que possam integrar o catálogo da Cane. "Nossa intenção é preparar as bandas para grandes gravadoras", afirma Ginger. Depois, entra o trabalho da parte industrial para gravação em estúdio, o promocional para elaboração do material de divulgação, o marketing e a divulgação na mídia. Entre outros lançamentos, os alunos já colocaram no mercado uma coletânea com bandas de garagem ("Miami Hybridized") e um réquiem de Brahms ("Ein Deutsches Requiem"), que vendeu 1.500 cópias. Todos os lucros obtidos com as vendas da Cane Records vão para os cofres da UM e, daí, para reinvestimentos na própria Cane Records. (FO) Gravadora: Cane Records Endereço: University of Miami, P.O. Box 248.165, Coral Gables, Flórida Telefone: (00-1-305) 689-2268, falar com Kelly Kandler Texto Anterior: Coral Gables abriga a arte dos latinos Próximo Texto: Vagão sai dos trilhos e vira lanchonete Índice |
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