São Paulo, terça-feira, 6 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia espera que sem-terra se entregue no Paraná

DA AGÊNCIA FOLHA EM TAMARANA

O delegado Jurandir Gonçalves André, que preside o inquérito sobre morte de Django, segurança da fazenda Borborema, no Paraná, disse que termina amanhã o prazo para que lideranças do MST se entreguem à polícia.
Segundo André, já há elementos para incriminar Josmar Choptian, liderança do MST em Londrina, por participação no confronto na fazenda Borborema no último dia 20, em Tamarana (343 km ao norte de Curitiba).
Um grupo de sem-terra invadiu a casa do administrador da fazenda Borborema. No confronto, o segurança José Lopes de Oliveira, o Django, foi morto. Outro segurança e um sem-terra ficaram feridos.
Ontem foram ouvidos nove sem-terra e um funcionário da fazenda Borborema. Os depoimentos se restringiram à ação dos seguranças da fazenda no dia 19, quando destruíram barracos e ameaçaram os sem-terra.
O delegado Jurandir Gonçalves André disse que não pediu a prisão preventiva de Choptian "por uma tática de investigação".
Ele quer que os advogados do MST entreguem até amanhã as lideranças dos sem-terra que teriam participado do ataque à casa do administrador.
O advogado do MST em Tamarana, Gerson da Silva, disse que um grupo de advogados entregou um "parecer" à direção do MST no Paraná sobre a proposta do delegado. Hoje a direção do MST irá dar uma resposta aos advogados, segundo Silva.
"Mas em hipótese alguma o Josmar será entregue como autor do crime, pois não existem indícios dessa autoria", afirmou Gerson da Silva. Ele disse que o nome de Choptian está sendo "usado politicamente, já que foi ele (Choptian) que negociou uma trégua até junho com a Sociedade Rural do Paraná".

Texto Anterior: Morte no PR é "recado", diz liderança
Próximo Texto: Morte foi 'recado' a fazendeiros, diz MST
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.