São Paulo, terça-feira, 6 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Umbro 'investe' no pior time do mundo

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Conhecido como "o pior time do mundo", o Íbis-PE, está recebendo, desde ontem, o apoio de uma das maiores empresas de material esportivo do mundo, a norte-americana Umbro, ex-patrocinadora da seleção brasileira.
O apoio consiste na doação de bolas e uniformes para jogo e treino. A empresa estuda a possibilidade de criação de um novo design para o uniforme do Íbis -hoje rubro-negro, com um pássaro preto desenhado na altura do peito.
Por enquanto, permanecerá o mesmo padrão, com o nome Umbro escrito em tamanho pequeno, abaixo do distintivo do time. O time ainda não estreou oficialmente o uniforme.
O apoio vai permitir ao Íbis utilizar o mesmo material de equipes internacionais como o Ajax (Holanda), Lazio (Itália), Manchester United (Inglaterra) e Deportivo La Coruña (Espanha) -patrocinadas pela Umbro.
No Brasil, recebem patrocínio da Umbro o Santos (SP), Flamengo (RJ) e Atlético-PR.
"No caso do Íbis, não se trata de patrocínio, porque o time não é o que nós chamamos de um veículo de marketing", disse à Agência Folha, o gerente de promoções da multinacional, Michael Getchell.
Getchell é americano, mas conta que morou em Pernambuco, onde conheceu o Íbis. Disse que foi procurado pelo novo diretor de marketing do clube, Marco Aurélio Klein, e resolveu ajudar o time, sem esperar em troca nenhum retorno financeiro para a Umbro.
Getchell afirmou que ainda não sabe quanto custará a ajuda, mas que ela será "muito pequena" em relação aos patrocínios. Com o Santos, por exemplo, o patrocínio envolve R$ 5 milhões.
Vencedor O auxílio coincide com o estancamento da série de derrotas que marca a história do clube.
A fase mais difícil do time foi de 80 a 82, época em que não conseguiu ganhar nenhum jogo e quando se tornou conhecido como o "pior time do mundo".
Em 95, o time juvenil do clube tornou-se campeão pernambucano. Este ano, a equipe profissional lidera a segunda divisão. Até anteontem, quando sofreu a primeira derrota (3 a 0 para o Serrano), tinha três vitórias em três jogos -fato inédito na história do time.
O Íbis é uma espécie de "dinastia esportiva". Foi fundado em 1938, por Onildo Ramos. O filho dele, Ozir Ramos, 62, deu continuidade à tradição e hoje preside o clube.
O seu filho, Ozir Ramos Jr., 40, já participa da direção do time e está "sendo preparado" para assumir a presidência.
"O futuro promete para o Íbis. Temos apoio, o time está ganhando. É um íbis vencedor que vem por aí", disse Ramos Jr.. Mesmo que isso ocorra, o título de "pior time do mundo" ficará sempre com o Íbis, espera o diretor.

Texto Anterior: Corinthians planeja usar dois times no ano que vem
Próximo Texto: Derrotas saíram no 'New York Times'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.