São Paulo, quinta-feira, 8 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruralista ameaça matar invasores

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Manoel Campinha Garcia Cid, disse ontem que o sem-terra que invadir propriedade rural no Paraná será morto, "com o respaldo legal da Constituição".
Garcia Cid disse que os ruralistas "entenderam o recado do líder nacional do MST na Folha e irão se armar": "Recebemos o aviso e vamos nos armar também", disse, ao comentar entrevista do líder do MST, Gilmar Mauro à Folha, divulgada na última terça-feira.
O presidente da Sociedade Rural citou dois locais onde os sem-terra serão recebidos "à bala" se invadirem propriedades: a fazenda São Mateus, em Querência do Norte, e a fazenda Belo Horizonte, em Nova Aliança do Ivaí (os dois municípios ficam no noroeste do Paraná).
"Essas fazendas estão para ser invadidas e a Constituição, que prevê o direito de proteção à propriedade, irá garantir que ninguém entre além das porteiras."
Segundo Garcia Cid, a invasão programada pelo MST à fazenda Belo Horizonte, em Nova Aliança do Ivaí, é uma retaliação à família Prata, "que rechaçou os sem-terra no Pontal do Paranapanema".
A fazenda Belo Horizonte é de propriedade de Antônio Renato Prata. Ele é proprietário também de uma fazenda na região de Presidente Prudente (SP), que não foi ocupada porque seu filho, Guilherme Prata, repeliu os sem-terra.
O presidente da Sociedade Rural do Paraná atacou também o programa de Reforma Agrária do governo Fernando Henrique Cardoso. "É um programa socialista e comunista. Só no campo tem essa história de terra improdutiva. Queria ver o governo declarar uma indústria que está no vermelho como improdutiva e entregá-la aos sindicalistas", declarou.

Texto Anterior: Deputados nas mesas
Próximo Texto: Seligman discute violência com MST
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.