São Paulo, quinta-feira, 8 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carros podem ganhar micros

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O próximo projeto da Polícia Civil de São Paulo será tentar, com o governo do Estado, a substituição dos atuais rádios de comunicação dos carros da frota por computadores de bordo.
O delegado afirmou também que entre 60 e 90 dias alguns carros do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) vão passar por testes com o novo equipamento, que permite interligação com todo o sistema computadorizado da polícia.
A substituição dos rádios de comunicação custaria aproximadamente R$ 5 milhões. Segundo Araújo Filho, cada computador de bordo custa R$ 2.500. A frota da Polícia Civil é de cerca de 2.000 carros. "É viável", disse.
Os computadores possibilitam também o rastreamento do carro da polícia via satélite. É o chamado GPS (Global Position System), que permite a localização imediata, por parte da central, de qualquer carro da frota.
Além de agilizar o atendimento de ocorrências, como um roubo a banco, por exemplo, o sistema impede, de acordo com Araújo Filho, que um policial utilize o carro oficial fora de suas atribuições.
Segundo o delegado, outra medida será a implantação do correio eletrônico entre os departamentos da polícia. "Vamos eliminar todo o papel. Assim, a informação vai circular mais rapidamente."
(CA)

Texto Anterior: Curso prepara efetivo policial
Próximo Texto: Índios esvaziam sede de fazenda ocupada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.