São Paulo, quinta-feira, 8 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo busca fundos para casa em Paris

MARTA AVANCINI
DE PARIS

O chefe do Serviço Cultural da Embaixada do Brasil em Paris, Genésio Silveira da Costa, afirmou ontem que o governo está tentando levantar recursos para reformar a Casa do Brasil.
A casa, que abriga cerca de cem estudantes e pesquisadores universitários brasileiros, vai ser fechada em 30 de junho por falta de segurança das instalações elétricas e hidráulicas.
O fechamento foi decidido após uma fiscalização policial.
O prédio tem mais de 50 anos e foi construído com base em um projeto do arquiteto Lúcio Costa.
As reformas estão orçadas em US$ 4 milhões.
O chefe do Serviço Cultural da embaixada disse que o governo nunca pôde financiar as reformas de que a casa precisava por causa de um impedimento do Tribunal de Contas.
"Como o imóvel foi doado ao governo francês, o tribunal julgou que o Brasil não pode usar dinheiro público para pagar as reformas", disse Costa à Folha.
Apesar disso, as negociações para solucionar o impasse continuam em andamento.
"Esperamos encontrar uma maneira de levantar os fundos para fazer as reformas, para que a casa volte a funcionar," disse Costa.
Procurada pela reportagem da Folha no Brasil, a direção da Capes não quis se pronunciar sobre o assunto e não confirmou a informação dada pelo chefe do Serviço Cultural da embaixada.
As reformas nunca foram feitas, segundo o Conselho de Administração da Casa do Brasil, por falta dinheiro.
Segundo um membro do conselho que preferiu não se identificar, houve diversas negociações, sem sucesso, entre representantes da cidade universitária e do governo brasileiro na França.
Também de acordo com o representante do conselho, os outros países costumam financiar a manutenção de suas representações.
Ponto de encontro
A Casa do Brasil fica na Cidade Universitária Internacional e é um ponto de encontro da intelectualidade brasileira em Paris.
Além do Brasil, 20 outros países estão representados na mesma região.
Com o fechamento, os moradores da Casa do Brasil serão remanejados para outros prédios na cidade universitária.

Texto Anterior: Ausência pode gerar multa
Próximo Texto: Acordo pode garantir inspeção de veículos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.