São Paulo, quinta-feira, 8 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo pode garantir inspeção de veículos

RODRIGO VERGARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O programa de emissão de poluentes por veículos da Prefeitura de São Paulo pode ser implantado ainda no segundo semestre deste ano, caso a Justiça aceite cancelar a ação que hoje embarga o projeto.
Pelo programa, todos os veículos da cidade terão que passar anualmente por uma inspeção para verificar o nível de emissão de poluentes e ruídos. O governo do Estado pretende estender o programa para a Grande São Paulo e interior do Estado.
A liminar concedida pela Justiça contra o processo de concorrência realizado pela prefeitura foi pedida em uma ação proposta pelo PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) e pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
As duas entidades alegam irregularidades na concorrência, que entregou todo o controle do sistema a uma única empresa. A vencedora foi a Controlar, consórcio formado pelas empresas Vega-Sopave, Controlauto e Rwtuv.
Ontem, prefeitura e PNBE entraram em acordo sobre o assunto e começaram a redigir um documento, endereçado à Justiça, pedindo o cancelamento da ação que paralisou o programa desde abril.
Segundo Werner Zulauf, secretário do Verde e do Meio Ambiente, a prefeitura aceitou dividir o serviço entre várias empresas, que farão inspeções em bairros específicos. Essa era a principal reivindicação do PNBE e do Idec.
Betty Abramowicz, 2ª coordenadora nacional do PNBE, afirma que as empresas concorrerão entre si, o que significará serviço de melhor qualidade para os usuários, além de o sistema descentralizado "oferecer mais empregos e distribuir melhor os lucros".
"Em vez de um lucro exorbitante na mão da Vega-Sopave, as empresas vão dividir o dinheiro." Segundo estimativas da prefeitura, a Controlar movimentaria, sozinha, cerca de R$ 4 milhões por ano, em uma concessão de dez anos.

Texto Anterior: Governo busca fundos para casa em Paris
Próximo Texto: Ônibus de São Paulo param das 3h30 às 7h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.