São Paulo, quinta-feira, 8 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Fest in Bahia' começa hoje em 3 capitais

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR; FREE-LANCE PARA A FOLHA

Começa hoje em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador, a 7º edição do Fest in Bahia, evento que reúne músicos de língua portuguesa de todo o mundo.
Nessa edição, o evento trará ao Brasil a cantora caboverdiana Cesaria Évora, o cantor angolano Filipe Mukenga e o grupo de rock português Delfins, que devem se apresentar nas três cidades incluídas na programação.
As atrações brasileiras se dividirão entre os locais do evento. Em São Paulo, devem tocar Gal Costa, Marisa Monte, Paulinho Moska, Coração Tribal, Gabriel, o Pensador e Vicente Barreto.
Na noite de hoje, Marisa Monte dividirá o palco com a caboverdiana Cesaria Évora. Em seguida, é a vez do cantor Vicente Barreto, co-autor de "Morena Tropicana", mostrar suas composições.
Na sexta-feira, o festival apresenta o angolano Filipe Mukenga e a cantora Gal Costa. Sábado, no encerramento, a música fica por conta do rock português dos Delfins e seus convidados: Paulinho Moska, Gabriel, o Pensador e a pernambucana Coração Tribal.
Além de música, o Fest in Bahia promoverá a exibição de documentários sobre os países de língua portuguesa e degustação de comidas típicas desses países.
Outra atração do festival é o workshop de percussão comandado pelo percussionista brasileiro Djalma Corrêa.
Coordenado pelo cineasta Walter Lima, a mostra de vídeo promovida pelo evento vai dar preferência aos títulos que tratam da cultura artística, literária e musical dos países envolvidos no festival.
O Seminário Internacional de Mútuas Influências será coordenado pelo escritor Wally Salomão.
No encontro, que contará com a presença de intelectuais dos países participantes, serão analisadas as transformações sofridas pela língua e cultura portuguesas no contato com os povos colonizados.
A influência da música, literatura e televisão brasileiras nos países africanos também vai ser abordada no seminário.
Um dos organizadores do festival, o empresário Daniel Rodrigues, disse que o evento tem como principal característica a integração das comunidades e dos artistas de língua portuguesa através da música.
"Os produtores brasileiros e estrangeiros convidados para o festival tomam conhecimento desses novos talentos e muitas vezes conseguem fazer bons negócios."
Segundo Paulo Magrão, produtor do evento em São Paulo, o formato dessa edição do "Fest'in Bahia", que já acontece há sete anos somente em Salvador, ainda não é o pretendido pelos seus organizadores.
"O ano que vem vamos incluir Brasília no roteiro e aumentar a duração do evento", afirma Magrão.
Salvador
Em Salvador, o Fest in Bahia começa, no Teatro Castro Alves, com shows de João Bosco, Margareth Menezes e Saul Barbosa.
Na capital baiana, os espetáculos estão programados para se realizarem no TCA, na Concha Acústica, localizada nas dependências do próprio teatro, no MAM (Museu de Arte Moderna) e no Cinema do Museu.

Show: Cesaria Évora, Vicente Barreto e Marisa Monte
Onde: Memorial da América Latina, auditório Simón Bolívar (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 887-3000)
Quando: Hoje, às 21h
Quanto: de R$ 15 a R$ 30

Texto Anterior: ICI promove debate e exibe clipes hoje
Próximo Texto: Banton foi destaque do Ruffles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.