São Paulo, quinta-feira, 8 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Martielo Toledo acerta com "caubói-punk"

JACKSON ARAUJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Na primeira noite da Semana de Moda, realizada anteontem na Sede do Fundo Social de Solidariedade (av. Francisco Matarazzo, 455, Parque da Água Branca), os estilistas Martielo Toledo e Jeziel Moraes mostraram suas propostas de moda para o inverno 97.
O mineiro Martielo Toledo abriu a noite e mostrou mais uma vez que a trilha da moda underground ainda é seu caminho predileto.
Sua coleção "caubói-punk" é cheia de conceito e identidade, com todos os ícones religiosos e fetiches do imaginário bastante particular do estilista.
Assim, a coroa de espinhos de Cristo vira estampa em calças jeans justinhas e curtas e "cock rings" de metal são usados como detalhes em cós de calças e pendurados nos ombros.
Na passarela, um casting de amigos, entre eles o próprio estilista de terninho justo, e alguns modelos, encarnaram com displicência e deboche o bandido, o matador e o abutre da inspiração caubói.
Os melhores momentos foram a perseguida, interpretada pela modelo Marina Dias num vestido-corselete que deixa as nádegas à mostra, e o xerife com o jeito cool do modelo Henrique Vidal, que encerrou o desfile num cabã de napa cor de fórmica com uma estrela de "strass" na lapela.
A citação dos anos 80 vem como um tomara-que-caia de elástico que prende os braços. Pode até ser irônica, mas não agrada.
As jaquetas em estilo motoqueiro, com detalhes acolchoados nos ombros, são especiais, assim como a calça de brim lavado com estampa de carcaças de boi retirada de uma revista de caubói.
O melhor de Martielo Toledo é a sua ironia e simplicidade. Tecidos pobres, cores feias, barras sem acabamento reforçam a personalidade de sua roupa, feita para jovens ousados e com atitude.
O segundo desfile da noite foi o de Jeziel Moraes. Se, por um lado, o estilista afirma sua habilidade em vestir homens de um jeito elegante e bonito de se ver, por outro, derrapa numa imagem indefinida de mulher. Moraes mostrou com desenvoltura uma coleção masculina cheia de cores alegres, belos tecidos, bom corte e acabamento exemplar.
Seus paletós de três botões trazem -agora sim- os ombros no lugar. O melhor é o sem mangas, usado com malha de tricô que tem as mangas feitas no tecido do próprio paletó.
Mesmo quando propõem suas "loucurinhas", como o tricô de um ombro só e o tomara-que-caia, usados com look minimalista de camisa, gravata e calça da mesma cor, o estilista mostra um homem definido, masculino e corajoso.
Outro momento divertido é o tricô com amarração transpassada em estilo "cache-coeur" desfilado pelo modelo Marcos Luko.
Para as mulheres, o estilista acerta nas estruturas mais masculinas como os ternos com calças de boca levemente aberta e nos cabãs de couro sintético.
Nos vestidos, transparências e sobreposições de brilhos e devorês.
A Semana de Moda termina hoje com os desfiles de Annelise de Salles e Marcelo Sommer.

Texto Anterior: Gaúcho vai participar
Próximo Texto: Jantares antecipam mostra de Monet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.