São Paulo, quinta-feira, 8 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Júri divide paixão pelo cinema

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

"A Palma de Ouro é destinada a um filme que muda algo, por meio da palavra, do movimento, da imagem. Que me faz descobrir o que nunca imaginei e, ao mesmo tempo, reencontrá-lo." Foi com esse aparente parodoxo que a presidente do júri deste ano, a atriz francesa Isabelle Adjani ("Rainha Margot"), definiu ontem, na entrevista coletiva dos jurados, o critério básico para a escolha do vencedor de Cannes-97.
A musa chinesa Gong Li foi mais direta: "Procuro um filme cheio de paixão que me toque". A atriz de "Adeus Minha Concubina" recusou-se contudo a comentar a exclusão da disputa do filme "Keep Cool", de seu ex-marido, Zhang Yimou. O mediador do debate, Henri Behar, limitou-se a frisar que "se a cópia chegar até o último minuto, o festival o exibirá".
Para compensar, ainda na área dos litígios políticos, Behar confirmou que o filme iraniano "Le Gôut de la Cerise", de Abbas Kiarostami, foi ontem oficialmente incluído na mostra competitiva. São assim 21 os candidatos à Palma de Ouro.
Adjani não perdeu a oportunidade de afirmar que Cannes "surgiu como reação à influência nazi-fascista sobre a mostra de Veneza". "Sua vocação é exibir filmes que têm dificuldades para sair em seus países de origem."
O vencedor do último ano, o britânico Mike Leigh ("Segredos e Mentiras"), lembrou a importância de Cannes "como um dos maiores eventos do mundo, feito para chamar a atenção internacional para a celebração do cinema". Adjani fez coro a ele: "Cannes é o mais cinéfilo dos festivais".
O cineasta italiano Nanni Moretti ("Caro Diário") frisou a sintonia do júri com essa paixão por filmes: "Este me parece um júri de pessoas acostumadas a ver cinema, o que já é algo importante".

Texto Anterior: Painel; Outdoors; Cannes, 50; Surpresa; Complemento; 25
Próximo Texto: Revista recolhe edição com erro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.