São Paulo, quinta-feira, 8 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel; Outdoors; Cannes, 50; Surpresa; Complemento; 25

Painel
O painel 97 na marquise do Palácio dos Festivais surpreendeu pelo amadorismo. Treze personagens sem face, em trajes de gala, sobem uma infinita escadaria vermelha, cercada por palmas. O conjunto estaria mais integrado na praça da República de São Paulo.

Outdoors
Os pôsteres da Croisette, a avenida da praia que concentra a vida mundana do festival, estão tomados pelos filmes do ano. Um "close" de Pierce Brosnan anuncia "O Amanhã Nunca Morre", a nova aventura de James Bond. Os reis dos quadrinhos franceses também estão de volta em "Asterix e Obelix versus César", anuncia um cartaz gigante. A resposta americana é a presença de Beavis e Butt-Head na porta do Carlton Hotel.

Cannes, 50
Todas as revistas de cinema desembarcaram ontem nas bancas estampando dossiês sobre a efeméride. Mais uma vez o "Cahiers du Cinéma" deixou para trás a concorrência, lançando em edição especial uma antologia internacional dos textos críticos dedicados anualmente ao festival. O destaque da Telerama é o CD-ROM oficial da celebração.

Surpresa
Além da confirmação de Kiarostami na competição, duas outras adições de última hora foram anunciadas. Um curta sem título de Leos Carax ("Sangue Ruim") faz hoje a abertura de Um Certo Olhar, num programa com o rotineiro drama francês "Marius et Jeannete", de Robert Guediguian. Além disso, o filme coletivo "Nós, os Sem-Papéis da França", que se opõe ao acirramento da legislação antiimigrantista, será projetado antes dos filmes franceses de todas as seleções.

Complemento
Depois do sucesso ao celebrar em 95 o centenário do cinema, a série de filmes "Prelúdios" volta neste ano a abrir as projeções da mostra competitiva, comemorando agora os 50 anos do festival. O espírito é o mesmo: um curta antológico que reúne extratos de filmes organizados tematicamente. O primeiro, batizado de "Juventudes Musicais", combinava trechos de Elvis Presley cantando "Love me Tender" a um solo dos Leningrado Cowboys do finlandês Aki Kaurismaki.

25
mil pessoas estão credenciadas para o festival

Texto Anterior: Bellocchio realiza drama radiofônico
Próximo Texto: Júri divide paixão pelo cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.