São Paulo, quinta-feira, 8 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chirac publica texto para tentar convencer indecisos franceses

Oposição socialista critica artigo do presidente francês

MARTA AVANCINI
DE PARIS

O presidente Jacques Chirac quer que os franceses sejam "confiantes e ofensivos". O pedido foi feito em um artigo publicado ontem em 14 jornais de circulação regional.
O texto é a primeira intervenção direta de Chirac na campanha para as eleições legislativas de 25 de maio e 1º de junho. O objetivo é mobilizar os eleitores. As últimas pesquisas apontam pelo menos 30% de eleitores indecisos.
No texto, o presidente faz um balanço de seus dois anos de mandato -completados ontem- e diz que "chegou o momento de uma nova etapa". Sem mencionar diretamente os socialistas, que o antecederam na Presidência, Chirac diz que teve de fazer diversos ajustes sociais e econômicos e que agora precisa aprofundar as reformas.
"Eu preciso do apoio de vocês para prosseguir a obra que começamos juntos e que vai dar seus frutos conforme o tempo passar", diz Chirac em seu texto.
Lionel Jospin, primeiro-secretário do Partido Socialista, disse que esperava um texto com "visões mais amplas". "É surrealista ver uma equipe há quatro anos no poder (ocupando o cargo de premiê) fazer campanha com base em uma caricatura dos socialistas", disse.
Jospin disse que vai publicar amanhã em 70 jornais regionais um artigo em resposta a Chirac.
Para Philippe Séguin, ex-presidente da Assembléia Nacional e membro do RPR, Chirac "comunicou sua vontade de incluir todos os cidadãos na mudança".

Texto Anterior: Unidade não foi mantida
Próximo Texto: Relatório sobre ouro nazista critica Suíça e EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.