São Paulo, sábado, 10 de maio de 1997 |
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Provão vai valer 10% na avaliação global
RICARDO AMORIM
O ministério divulgou ontem um esboço dos critérios da avaliação, que incluirá a nota do provão. A avaliação será completada por uma análise de cada escola, com um questionário-padrão a ser adotado por especialistas nas visitas às instituições, que começam no dia 26. As visitas começam pelas que tiveram conceito E no provão. Para a avaliação global, ou seja, a nota final da instituição, o questionário divide a avaliação em quatro grupos de indicadores. O que terá mais peso será o grupo 2: organização didático-pedagógica, que responderá por 30% da nota final. Seguem, com 25% de peso cada um, os grupos 1, professores, e o 3, alunos. O quesito que terá menos peso é a infra-estrutura (grupo 4), com 20% de participação. O grupo dos alunos, por sua vez, representa 25% do peso na avaliação global da instituição. A nota obtida no provão será responsável por 40% do peso dentro desse grupo, ou seja, 10% do total. Dentro de cada grupo, há indicadores que vão orientar a avaliação (veja quadro). O mesmo sistema de conceitos utilizado nas notas do provão será usados. O principal indicador considerado no grupo da organização didático-pedagógica (o mais importante) é a estrutura curricular, que vai contribuir com 50% dos pontos desse grupo. Para avaliar esse indicador, foram enumerados 11 itens -como integração entre teoria e prática nas disciplinas, atividades complementares, atualização dos programas e correspondência dos currículos às habilidades e ao perfil do profissional, entre outros. No grupo dos alunos, o principal ponto considerado é o provão. Já no grupo dos professores, o quesito mais valorizado é a titulação acadêmica, responsável por 25% do conceito final do grupo. Ganham A cursos em que mais de 50% dos professores tenham pós-graduação "strictu sensu". No quarto grupo, infra-estrutura, instalações disponíveis e biblioteca têm 40% de peso cada um. A nota final será a soma dos resultados dos indicadores dos grupos, seguindo a tabela: mais de 70% de A, conceito A. Com 70% de A e B, o grupo fica com conceito B. Com 70% de A, B e C, fica com C. Texto Anterior: Homens e machos Próximo Texto: Como serão avaliadas as escolas de direito Índice |
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