São Paulo, sábado, 10 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liga Norte critica ação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Umberto Bossi, líder da Liga Norte (principal partido separatista da Itália), classificou a ação de Veneza como "atitude de lunáticos". Apesar de os venezianos da ação de ontem não parecerem ter ligação com outra organização separatista, a tomada do campanário de San Marco suscitou novas críticas a Bossi e a seu partido.
O líder separatista, porém, disse que ações como a de ontem não são um bom modo de "conduzir uma revolução".
A Liga Norte luta pela fundação da República da Padânia, que englobaria regiões do norte da Itália.
Bossi surgiu na cena política italiana na década de 70, capitalizando a insatisfação das Províncias do norte, industrializadas, que dizem sustentar o sul do país, rural e pobre.
A Liga Norte é a quarta força política da Itália. Nas últimas eleições, em 1996, o partido conseguiu eleger 83 parlamentares -equivalente a 8% do total.
O prestígio de Bossi, porém, vem caindo desde que ele abraçou abertamente a causa separatista, no ano passado. O líder da Liga Norte concordava, antes, em discutir uma proposta federalista. Recentemente, seu candidato perdeu eleições para a Prefeitura de Milão, a principal cidade do norte do país.

Texto Anterior: Separatistas ocupam torre de Veneza
Próximo Texto: Separatistas ocupam torre de Veneza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.