São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

15 netos são gêmeos

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

A dona-de-casa Rosângela Cunha já tem 18 netos, mas até hoje, ela não conhece nenhum deles.
Quinze de seus netos são gêmeos ou trigêmeos. Todas as informações que Rosângela tem das crianças foram recebidas por meio de cartas enviadas pelos filhos até 1995.
Desde então, a supermãe não teve novas notícias de sua família.
A filha mais velha Glaucineide, 21, mora em Fortaleza e teve oito filhos em três gestações. Para não quebrar a tradição da mãe, duas gravidezes foram de trigêmeos e uma de gêmeos.
"Minha filha não quis seguir o mesmo destino que o meu e fez uma operou (cirurgia para ligou as trompas)", diz Rosângela.
A filha Glauciane, 19, tem a mesma predisposição genética de gravidezes duplas da mãe e da irmã.
Mais gêmeos
Ela também mora em Fortaleza e teve quatro filhos. Em uma gravidez teve dois gêmeos e em outra, duas gêmeas.
Segundo Rosângela, o filho Marcos, 16, que trabalha com um amigo do pai em Maceió, também manteve a tradição de ter mais de um filho por gravidez. Sua mulher teve trigêmeos.
A mãe de Rosângela teve 14 filhos, todos em gestações simples. Já a avó, diz a supermãe, teve 36 filhos de 18 gestações. Todas elas foram de gêmeos.
A médica Marilene Dantas, que acompanhou o pré-natal do filho mais novo de Rosângela, Renan, disse que é mais comum a transmissão hereditária dessa predisposição na segunda geração.
Foi exatamente o que aconteceu com Rosângela e com sua avó.

Texto Anterior: Supermãe teve 33 filhos em 17 partos
Próximo Texto: Aos 15 anos e 10 filhos, adotou mais 1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.