São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade holandesa cassa licença de cafés

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao contrário da política oficial do governo da Holanda, o prefeito da cidade holandesa de Hulst, Antoine Kessen, conseguiu na Suprema Corte de seu país que cinco pontos-de-venda legítimos de drogas fossem fechados na cidade.
Na Holanda, algumas drogas podem ser vendidas em "coffee shops" (cafés).
"A Holanda é o único país do planeta onde é possível comprar drogas em coffee shops. Esse conceito de liberdade é bom, mas não dá certo", disse Kessen.
"A idéia é que a venda de drogas seria controlada pela polícia e pessoas menores de idade não poderiam comprar narcóticos. Também seria estabelecida uma quantidade máxima diária, em gramas, para os consumidores autorizados", afirmou o prefeito.
"No entanto, a medida não dá certo porque uma pessoa pode retornar várias vezes a um mesmo coffee shop ou se dirigir a outro estabelecimento para adquirir a droga. Além disso, a polícia não tem como passar o dia fiscalizando pontos legítimos de venda de drogas. Há crimes para combater", alegou Kessen.
O prefeito disse que sua cidade, que fica próxima às fronteiras da Bélgica e da França, tornou-se ponto de visitação de "turistas das drogas" daqueles dois países.
Ele disse ter levado três anos para conseguir que os cinco cafés autorizados a vender drogas em sua cidade fossem fechados.
O prefeito de Lima (Peru), Fernando Carmona, adotou a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e para adultos, após as 23h, além da criação de espaços de recreação e esporte, como medidas para tentar controlar o uso de drogas e álcool na cidade.
Participantes do congresso, entre eles Humberto Henrique Lima, do Conselho Municipal de Entorpecentes, reclamaram "a ausência de prefeitos brasileiros".
"Não contamos também com a presença de representantes do Conselho Federal de Entorpecentes e de um psiquiatra brasileiro que poderia ter dado a contribuição do país para o simpósio."
O prefeito Celso Pitta disse que intensificará o Programa Municipal de Combate às Drogas, por meio de rondas da Guarda Civil Metropolitana em escolas.
(AL)

Texto Anterior: Prefeitos pedem ação preventiva antidroga
Próximo Texto: UNE promove paralisação contra provão no dia 21
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.