São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOS monta curso de qualidade

RODRIGO VERGARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O mais novo serviço à disposição das entidades filiadas à FOS é o curso de gestão de qualidade, iniciado este ano e ministrado por professores da FGV (Fundação Getúlio Vargas), PUC e USP.
Nas 330 horas-aula do curso, a entidade assistencial é tratada como uma empresa, com direito a estratégia de marketing, organização administrativa e planejamento de metas. As aulas são dadas na sede da FOS, na Vila Mariana (zona sul de São Paulo).
Além de um módulo básico de gerenciamento, o curso contém dez grupos de trabalho com diferentes enfoques. Neles, os representantes das entidades assistem a aulas teóricas e discutem sua aplicação prática aos problemas reais.
"Tudo que se discute sobre uma empresa privada pode ser aplicado a uma entidade assistencial", diz Inês Pereira, professora da FGV que, na sexta-feira passada, assessorava o grupo "Marketing Social Aplicado ao Terceiro Setor".
O terceiro setor é o nome técnico dos serviços de assistência social.
O discurso das alunas reflete a mudança no pensamento da entidade. "Você tem que pensar nas pessoas atendidas como público. Não dá para achar que como o sujeito não tem nada, qualquer coisa que você der está bom", diz Márcia de Jesus Ficentini, 35, da creche São João Batista, na Vila Carrão.
"Estamos elaborando o projeto e definindo a missão da entidade", diz Espedita da Silva, 43, do Centro Social Comunitário Jardim Primavera.
(RV)

Texto Anterior: Federação quer profissionalizar entidades
Próximo Texto: Feiras garantem sobrevivência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.