São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997 |
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FOS monta curso de qualidade
RODRIGO VERGARA
Nas 330 horas-aula do curso, a entidade assistencial é tratada como uma empresa, com direito a estratégia de marketing, organização administrativa e planejamento de metas. As aulas são dadas na sede da FOS, na Vila Mariana (zona sul de São Paulo). Além de um módulo básico de gerenciamento, o curso contém dez grupos de trabalho com diferentes enfoques. Neles, os representantes das entidades assistem a aulas teóricas e discutem sua aplicação prática aos problemas reais. "Tudo que se discute sobre uma empresa privada pode ser aplicado a uma entidade assistencial", diz Inês Pereira, professora da FGV que, na sexta-feira passada, assessorava o grupo "Marketing Social Aplicado ao Terceiro Setor". O terceiro setor é o nome técnico dos serviços de assistência social. O discurso das alunas reflete a mudança no pensamento da entidade. "Você tem que pensar nas pessoas atendidas como público. Não dá para achar que como o sujeito não tem nada, qualquer coisa que você der está bom", diz Márcia de Jesus Ficentini, 35, da creche São João Batista, na Vila Carrão. "Estamos elaborando o projeto e definindo a missão da entidade", diz Espedita da Silva, 43, do Centro Social Comunitário Jardim Primavera. (RV) Texto Anterior: Federação quer profissionalizar entidades Próximo Texto: Feiras garantem sobrevivência Índice |
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