São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasília elimina 1 em cada 10 acidentes

RENATA GIRALDI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O aparato tecnológico que vigia o trânsito de Brasília foi capaz de, pelo menos em tese, evitar quase 1 em cada 10 acidentes esperados para o ano passado. Em 96, houve 516 acidentes a menos que em 95, ano com 5.646 dessas ocorrências.
Até 1995, segundo o Detran, 95% dos motoristas brasilienses dirigiam acima da velocidade permitida, com médias que variavam de 85 km a 156 km/h.
A maioria das barreiras eletrônicas fica escondida em postes de iluminação -são os chamados "pardais". Outras são visíveis e antecedidas por sinalização.
As barreiras fotografam o veículo que ultrapassa o limite permitido de velocidade e marcam a hora que foi cometida a infração. Há ainda 23 radares móveis, operados por policiais de trânsito.
A multa por excesso de velocidade é de R$ 72. Se o motorista for reincidente, esse valor dobra, podendo chegar R$ 360.
A antipatia dos motoristas ao "herói do trânsito" estimulou o surgimento dos mais variados apelidos, de "pardais" a delatores.
As reclamações são constantes e chegaram à Justiça, onde uma série de mandados de segurança pediram a suspensão da lei que viabiliza as multas eletrônicas.
Alguns motoristas se aperfeiçoam na tentativa de burlar a ação dos "delatores". Mapas com as indicações de onde estariam instaladas as barreiras foram distribuídos como tesouros nas repartições públicas e em algumas empresas privadas, para que os motoristas pudessem decorar as localizações dos pardais.
Nova mentalidade
No geral, segundo dados do Detran, o brasiliense aprovou a medida e comemora seus efeitos.
"Antes, o brasiliense queria chegar rápido e agora ele pensa em chegar, mas com cautela e preservando a vida", disse o diretor-geral do Detran, Luís Riogi Miura.
A expectativa dos técnicos do Detran é que neste ano o número de acidentes seja ainda menor do que no ano passado, com uma redução de pelo menos 30%. Para eles, a tendência é que os números caiam a cada ano.

Texto Anterior: Orwell criou Grande Irmão
Próximo Texto: Câmeras causam 'neuras' em paulistanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.