São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmeras causam 'neuras' em paulistanos

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Susto para alguns que recebem a notificação da autuação em casa, a multa de R$ 72,86 (que dobra na reincidência) já é esperada por muita gente que, apesar de não ter certeza se cometeu alguma infração, jura ter visto o flash das câmeras piscando ao passar com o carro pelos radares.
É a neurose causada pelo "Grande Irmão". "Tenho certeza que fui multada na marginal Tietê umas cinco vezes, mas até hoje não chegou nenhuma em casa", diz a médica Maria Aparecida Fontes.
O estudante Flávio Barbosa Santana, que atravessa a cidade para ir à faculdade toda noite, garante que vai receber, pelo menos, mais três multas este ano.
"Estou sempre atrasado e saio de casa correndo para não perder aula. Quando lembro do radar, tento brecar, mas quase sempre sou flagrado", afirma Santana, que diz ter sido multado uma vez.
Cerca de 200 mil paulistanos já receberam multas em suas casas, principalmente as infrações registradas pelos radares.
Nas próximas semanas, a prefeitura vai despachar mais 150 mil multas de trânsito por infrações cometidas na cidade e flagradas pelo "Grande Irmão".
Irritação
A irritação causada pelas multas pode levar algumas pessoas ao total descontrole, diz o conselheiro da Associação Brasileira de Acidentes e Medicina do Tráfego, Alberto Francisco Sabbag.
"Outro dia uma mulher veio ao Detran reclamar das multas do radar e, muito irritada, jogou o filho da passarela -a uma altura de dois metros. O menino quebrou a perna", disse Sabbag.
Os pacientes da associação -candidatos à habilitação, em sua maioria- encaram as multas como uma ofensa pessoal, diz o conselheiro.
(FS)

Texto Anterior: Brasília elimina 1 em cada 10 acidentes
Próximo Texto: 'Vestibular de inverno' favorece candidato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.