São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997 |
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Planejamento foi esquecido, diz BHTrans
PAULO PEIXOTO
Rodrigues Filho afirmou que, havendo constante planejamento (urbano e de trânsito), é possível atenuar os problemas na cidade. Mesmo assim, ele disse que "seria ingenuidade imaginar" que todas as questões possam ser resolvidas com a atual taxa alta de crescimento da frota -56 mil novos veículos na cidade em 1996. Sobre as críticas que a BHTrans recebe por não executar obras estruturais (viadutos, passagens de nível e alargamento de ruas e avenidas), ele disse que "seria maluquice entrar nessa lógica". "Querer imaginar que somos capazes de oferecer ruas, avenidas e viadutos para 56 mil carros a mais a cada ano é um sonho muito alto. Nem é o objetivo. Sem planejamento, o viaduto pode até ser a distância mais rápida entre dois congestionamentos." Segundo Rodrigues Filho, as alternativas de obras estruturais não estão descartadas, mas é preciso haver planejamento e recursos. "O fato de Belo Horizonte não ter tido grandes obras pode ter até um lado positivo", disse, referindo-se ao fato de existir mais espaço para o cidadão. O maior objetivo da BHtrans, segundo o diretor, não é apenas dar vazão ao tráfego, mas criar alternativas para que não se concentre em uma só região e também preservar o espaço das pessoas na cidade. "Estamos tentando recuperar o tempo perdido", disse. Novos projetos O projeto "Passe", em elaboração, pretende criar alternativas para desafogar o trânsito no miolo do centro da cidade. Além disso, o BHBus -um projeto de integração ônibus-ônibus e ônibus-metrô, que também está sendo elaborado- visa reduzir o fluxo de ônibus na região central. No centro da cidade, a BHTrans planeja também instalar os chamados semáforos inteligentes, que controlam automaticamente o fluxo de veículos nas vias públicas. Texto Anterior: BH não tem onde pôr carros apreendidos Próximo Texto: Cidade tem 1 carro para cada 2,61 pessoas Índice |
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