São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Índice

Facções políticas entram em conflito no vizinho Congo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Facções armadas entraram em conflito no Congo, país vizinho do Zaire, no sábado. O tiroteio aconteceu em Owando (600 km ao norte da capital, Brazzaville). Não há informações sobre vítimas.
Segundo a rádio estatal, o conflito tem razões políticas e envolveu simpatizantes do ex-líder militar marxista Denis Sassou-Nguesso e do ex-presidente Jacques Joachim Yhombi-Opango.
Derrotado pelo atual presidente, Pascal Lissouba, nas eleições de 92, Sassou-Nguesso passou o último mês no norte do país em campanha para as eleições presidenciais marcadas para julho. Ele ainda não se candidatou oficialmente. Estima-se que 12 candidatos disputem a Presidência.
Yhombi-Opango, ex-general que antecedeu Sassou-Nguesso no comando das Forças Armadas, é da região de Owando.
Fontes políticas e diplomáticas acham que Lissouba pode adiar as eleições de julho caso a guerra civil no Zaire transborde para o Congo.
Brazzaville e Kinshasa, capital do Zaire, são separadas pelo rio Congo. A capital congolesa já serve como base para uma eventual retirada de estrangeiros do Zaire.

Texto Anterior: Kabila pode abandonar negociações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.